Surgiu a notícia de que a empresa japonesa Rakuten Mobile decidiu recentemente trocar o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) pelo Rocky Linux como o novo sistema operacional para sua plataforma de rede móvel no Japão.
Da mesma forma, o Rakuten Symphony, braço de hardware, software e serviços da empresa, usará o sistema operacional Rocky Linux em tempo real com futuros clientes.
Então, quando certos fornecedores decidiram que não suportariam mais o Linux como um CentOS de código aberto, uma distribuição específica do Linux, o que significa que foi descontinuado de uma verdadeira comunidade de código aberto e me disseram que serei forçado a pagar. uma taxa de assinatura, acho que isso não está certo.
Eu não deveria ser forçado a pagar taxas de assinatura… Não tenho nenhum problema em pagar taxas de suporte”, disse o CEO, mas “não podia aceitar essa ideia de que não tinha outra escolha, que tinha que pagar taxas de assinatura – business -Quanto ao modelo, isso nunca funcionaria para Open RAN.
Rakuten Mobile troca Red Hat pelo Rocky Linux
O CEO da Rakuten Mobile, Tareq Amin , disse estar insatisfeito com as decisões de cobrança e suporte ao produto da Red Hat . Então Amin procurou o fundador original do CentOS, Greg Kurter, que criou o projeto Rocky Linux depois que a Red Hat encerrou o desenvolvimento no CentOS no final de 2020.
Eu liguei para ele e… eu disse ‘escuta, eu quero te dar uma chance e estou disposto a trabalhar com você.’ Então trabalhamos com ele por 13 meses para construir nosso kernel em tempo real para atender a cargas de trabalho complexas com uma condição: ele deve ser de código aberto e deve derivar seus recursos de uma grande comunidade, explicou ele.
Ele acredita que as mudanças recentes na forma como a Red Hat distribui seu sistema operacional prejudicaram o modelo de negócios de sua empresa. No entanto, alguns criticam sua decisão, alegando que o Rocky Linux é apenas um fork do RHEL.
É por isso que o Rakuten Symphony fez parceria com o especialista em software de código aberto CIQ para oferecer e oferecer suporte ao sistema operacional Rocky Linux. De acordo com a operadora, o Rocky Linux será usado para lidar com cargas de trabalho de software de processamento de sinal de rádio exigentes.
Operadora já fez outras trocas antes
A operadora usou anteriormente o CentOS, uma distribuição cujos pacotes foram compilados a partir das fontes de distribuição do RHEL. Portanto, o CentOS é quase idêntico ao RHEL e é 100% compatível com binários. No entanto, o CentOS está morto hoje.
O Rakuten Symphony agora está analisando o Rocky Linux, uma distribuição Linux de código aberto derivada de fontes fornecidas ao público pela Red Hat for RHEL. Quando perguntado sobre sua decisão, Amin explicou: “Não é nenhum segredo com quem estávamos trabalhando há 13 meses no sistema operacional Linux, bem como no ambiente de virtualização”.
No entanto, eu não podia aceitar essa ideia de que não tinha escolha, que tinha que pagar taxas de assinatura. Em termos de modelo de negócios, nunca funcionaria para Open RAN. Você não deveria ter que pagar por uma licença por CPU; realmente matou meu modelo de negócios. Imagine o número de dispositivos Open RAN: se cada um deles tiver que pagar uma assinatura exagerada, eu perco o jogo para os provedores tradicionais. Esta é a principal razão pela qual eu quis criar um novo elenco, acrescentou. Ele disse que entrou em contato com a antiga equipe do CentOS.
No entanto, alguns críticos acreditam que Amin está confundindo “código aberto” com “livre”. Amin parece dizer que o RHEL não é de código aberto devido aos custos de suporte, enquanto procura um sistema operacional que nada mais é do que um fork gratuito do RHEL.
Você parece estar bravo porque a Red Hat descontinuou a distribuição gratuita do CentOS. E em vez de pagar pelo Red Hat, é para o Rocky Linux, um fork gratuito do RHEL, assim como o CentOS. Tudo bem (pelo menos legalmente), mas a distribuição paga do RHEL não é menos de código aberto que o Rocky Linux. Na verdade, o último existe porque a Red Hat é de código aberto, diziam os comentários.
Amin disse que sua equipe teve que fazer muitos ajustes no sistema operacional para torná-lo pronto para implantação em uma rede móvel ao vivo em escala.