Algumas semanas atrás, Eben Upton, CEO e fundador do Raspberry Pi, compartilhou informações sobre o driver Vulkan em desenvolvimento para o Raspberry Pi 4. Porém, a chegada de uma versão oficial deve demorar a acontecer. Então, pensando nisso, Martin Thomas, engenheiro da NVIDIA, já desenvolveu e lançou seu próprio driver não oficial da Vulkan chamado ‘RPi-VK-Driver‘. Na verdade, desde janeiro sabíamos que o Raspberry Pi contaria com os drivers Vulkan. No entanto, agora o Raspberry Pi recebe um driver Vulkan não oficial.
O RPi-VK-Driver é um novo driver de GPU que implementa um subconjunto do padrão Vulkan (pelo Khronos Group). A partir de agora, o novo driver Vulkan é compatível apenas com as GPUs Broadcom VideoCore IV que você pode encontrar em todas as versões do Raspberry Pi anteriores ao Pi 4. Portanto, esse driver suporta a versão zero do Raspberry Pi para o modelo 3B +.
Para ter uma visão completa e mais precisa do Vulkan, é uma nova geração de APIs de computação e gráficos (Application Programming Interface). Seu objetivo é fornecer acesso multiplataforma de grande eficiência às GPUs modernas. Assim, você pode tê-lo como uma alternativa ao OpenGL e DirectX.
Raspberry Pi recebe driver Vulkan não oficial
Dear followers,
after more than 2 years I’m incredibly proud to announce that RPi-VK-Driver is now released. It’s the first low-level GPU driver for the Broadcom Videocore IV GPU powering the @Raspberry_Pi
Please find it here:https://t.co/BGMk8x4CG3— Martin Thomas (@0martint) June 19, 2020
Como Martin Thomas diz, ele vem desenvolvendo esse novo driver RPi-VK para Raspberry Pi nos últimos dois anos. Usando o mesmo driver em seu Raspberry Pi 3 Modelo B +, Thomas também exibiu o jogo Quake III Arena com mais de 100 FPS. Como a placa de vídeo Broadcom VideoCore IV não é realmente adequada para resolução 1080p, ele a executa na resolução 720p.
VkQuake3 running at 100+ FPS on a @Raspberry_Pi 3B+ using the new low level RPi-VK-Driver pic.twitter.com/UhhYgQrAEi
— Martin Thomas (@0martint) June 19, 2020
GitHub aqui.