O sistema operacional ReactOS “Windows de código aberto” terá configuração e instalação de GUI aprimorada. ReactOS Deutschland e.V. contratou um colaborador de longa data para este projeto de “código aberto do Windows” para passar os próximos cinco meses trabalhando no modo de configuração GUI do ReactOS como uma alternativa ao modo de configuração clássico baseado em texto.
ReactOS está pagando Hermès Bélusca-Maïto para trabalhar no modo de configuração da GUI do ReactOS pelos próximos cinco meses para finalizar o código do primeiro estágio como uma alternativa ao código de configuração em modo texto que tem sido usado até agora ao configurar uma instalação do ReactOS.
ReactOS “Windows de código aberto” terá configuração e instalação de GUI aprimorada. Alguns dos principais marcos a serem focados incluem:
- Concluir o Winesync parcial do setupapi.dll referente à extração do arquivo CAB;
- Mova a etapa de escolha de instalação do bootloader FreeLdr após a etapa de escolha de disco/partição ROS e SÓ antes da instalação real;
- Integrar retornos de chamada de configurações de registro (atualmente ausentes na configuração da GUI);
- Adicionar suporte GPT para configuração da GUI;
- Coisas diversas (limpeza adicional, algumas refatorações etc).
Mais detalhes sobre esta iniciativa financiada pelo ReactOS no blog ReactOS.org. É ótimo ver o modo de configuração da GUI se unindo ao longo do próximo semestre para tornar a instalação do ReactOS mais fácil de usar para aqueles que podem se sentir intimidados pelo modo de configuração baseado em texto atualmente empregado.
ReactOS visto em execução no Steam Deck da Valve
O sistema operacional ReactOS, considerado o “Windows de código aberto”, é visto em execução no Steam Deck da Valve. Este trabalho faz parte do esforço dos desenvolvedores para habilitar o suporte UEFI com ReactOS. Trata-se de um sistema operacional de código aberto que reimplementa a compatibilidade binária com o Microsoft Windows. Assim, uma versão de desenvolvimento do ReactOS está instalada e rodando no console de jogos portátil Steam Deck da Valve. A questão é que o sistema nunca parece totalmente pronto para uso efetivo, apesar de todos os esforços empreendidos.
Embora ainda não seja adequado para jogos sérios, com a compatibilidade binária do ReactOS para jogos modernos do Windows ainda bastante limitada, especialmente entre o suporte a drivers de dispositivos Windows, na forma experimental inicial, este sistema operacional de código aberto está instalado e funcionando no Steam Deck!