A equipe responsável pela distribuição Red Hat está desenvolvendo novos utilitários xwayland-run e wlheadless-run. Como parte dos planos da Red Hat para evitar o envio do servidor X.Org no RHEL10, Olivier Fourdan da equipe gráfica da Red Hat anunciou seu trabalho em um novo utilitário auxiliar xwayland-run com os utilitários wlheadless-run e xwfb-run.
Como parte do trabalho de Olivier Fourdan para tornar o modo rootful do XWayland útil e inspirado no script xvfb-run iniciado pelo Debian para executar um cliente/comando específico em um servidor X.Org virtual, ele começou a desenvolver o xwayland-run.
O uso de xwayland-run pode ser feito para executar o XWayland rootful em um compositor Wayland sem cabeça como um substituto para o uso existente do Xvfb. Isso também serve como um utilitário conveniente para executar clientes X11 em sua própria instância rootful XWayland.
Red Hat desenvolve novos utilitários xwayland-run e wlheadless-run. Ele resume esses novos utilitários como:
- xwayland-run, para gerar um cliente X11 dentro de sua própria instância rootful Xwayland dedicada,
- wlheadless-run para executar um cliente Wayland em um conjunto de compositores sem cabeça Wayland suportados,
- xwfb-run, uma combinação das outras duas ferramentas acima para ser usado como um substituto direto especificamente para xvfb-run.
Até agora, xwayland-run/wlheadless-run/xwfb-run oferece suporte aos compositores Weston, Cage, GNOME Mutter e GNOME-Kiosk, mas está aberto para oferecer suporte a compositores adicionais.
Esta nova família de utilitários administrada pela xwayland foi anunciada na lista de discussão da Wayland.