A Red Hat Enterprise Linux 10 descarta o servidor X.Org, exceto XWayland. A Red Hat confirmou formalmente o que muitos estavam pensando: o Red Hat Enterprise Linux 10 eliminará o suporte do X.Org Server além do XWayland.
Para aqueles que usam o Red Hat Enterprise Linux 10 em um ambiente de desktop, o RHEL10 com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025 será focado no Wayland. O suporte ao cliente X11 virá apenas via XWayland.
Red Hat Enterprise Linux 10 descartando o servidor X.Org, exceto XWayland. Carlos Soriano Sanchez da Red Hat confirmou no blog da Red Hat:
“O resultado desta avaliação é que, embora ainda existam algumas lacunas e aplicações que necessitam de algum nível de adaptação, acreditamos que a infraestrutura e o ecossistema Wayland estão em boa forma e que estamos no bom caminho para que os bloqueadores identificados possam ser resolvidos até o lançamento do RHEL 10, planejado para ser lançado no primeiro semestre de 2025.
Com isso, decidimos remover o servidor Xorg e outros servidores X (exceto Xwayland) do RHEL 10 e das versões seguintes. Seremos capazes de lidar com a maioria dos clientes X11 que não serão portados imediatamente para o Wayland e, se necessário, nossos clientes poderão permanecer no RHEL 9 durante todo o seu ciclo de vida, enquanto resolvem as especificidades necessárias para a transição para um ecossistema Wayland. É importante notar que “Xorg Server” e “X11” não são sinônimos, X11 é um protocolo que continuará a ser suportado através do Xwayland, enquanto o Xorg Server é uma das implementações do protocolo X11.
Esta decisão nos permitirá concentrar nossos esforços a partir do RHEL 10 apenas em uma pilha e ecossistema modernos. Isso significa que seremos capazes de resolver problemas como HDR, maior segurança, configurações com telas mistas de baixa e alta densidade ou telas de densidade muito alta, melhor hot-plugging de GPU/Display, melhores gestos e rolagem, e assim por diante. Estamos confiantes de que o Wayland fornecerá uma plataforma sólida e estamos entusiasmados em trabalhar com a comunidade e todos os nossos parceiros e clientes na construção do futuro do Linux.”
Não é nenhuma surpresa neste estágio, mas é ótimo ver a Red Hat se sentindo confortável e confiante o suficiente na função de Wayland no horário nobre com o Red Hat Enterprise Linux 10.