Red Hat planeja um Hackfest para aprimorar suporte HDR no desktop Linux

Display/HDR Hackfest da Red Hat agendado para abril
Red Hat anuncia chegada da versão Enterprise Linux 9

A empresa Red Hat planeja um Hackfest para aprimorar ainda mais o suporte HDR no desktop Linux. A Red Hat está entre as principais partes interessadas do Linux trabalhando há anos com o objetivo final de garantir que o desktop Linux tenha suporte adequado para High Dynamic Range (HDR)

Eles estão trabalhando para organizar um hackfest este ano para promover o progresso feito no suporte a aplicativos HDR. Isso deve servir tanto para a área de trabalho GNOME, bem como na infraestrutura de driver gráfico de código aberto associada.

Red Hat quer um Hackfest para aprimorar suporte HDR no desktop Linux

Sendo assim, a Red Hat segue os passos da Valve que começa a fazer o HDR funcionar para jogo ao usar seu compositor Gamescope. Em particular, em torno de aplicativos em windows e garantindo que a área de trabalho do GNOME possa lidar bem com aplicativos HDR enquanto ainda trabalha adequadamente com o gerenciamento de janelas simultaneamente para software não HDR. Ao contrário de apenas lidar com jogos em tela cheia como vemos hoje com o Gamescope.

Durante anos, os fornecedores de drivers gráficos trabalharam para oferecer suporte a HDR no Linux, mas o desktop não estava pronto há muito tempo (a NVIDIA tem se apresentado no XDC há mais de meia década e feito progresso incremental)… Mas está finalmente começando a melhorar em passos maiores.


A Red Hat está planejando um hackfest de vários dias para trabalhar na pilha de GPU do Linux e nos componentes do GNOME Shell em relação ao suporte a HDR. Eles observam no Wiki do GNOME.org:

Objetivos O principal objetivo é planejar os próximos 1-2 anos de trabalho e orientação sobre como oferecer suporte a HDR, VRR e outras novas tecnologias gráficas e de GPU que são expostas ao usuário final por meio de Mutter e Shell.Além disso, o segundo objetivo principal é discutir, planejar e acordar como melhorar as APIs KMS e Wayland para melhor acomodar as necessidades de espaço do usuário para essas tecnologias, especialmente necessárias para HDR.O terceiro objetivo principal, mas opcional, é que a equipe de UXD discuta a próxima iteração dos designs do Shell e exponha suas necessidades à GPU, aos gráficos e aos engenheiros do Shell/Mutter para obter feedback sobre o que é viável e quais APIs seriam necessárias.

Além do pessoal da Red Hat, eles estão planejando a presença de outros desenvolvedores de HDR e VRR. Isso inclui desenvolvedores de código aberto da NVIDIA, AMD, Intel, Endless, Canonical, Collabora e possivelmente da Valve também. Se tudo correr conforme o planejado, este hackfest ocorrerá em Brno, na República Tcheca. Assim, levará a mais avanços no suporte Linux HDR dos drivers gráficos de código aberto para a área de trabalho GNOME.