O Redox OS 0.6 foi lançado para o Natal de 2020. Esse sistema só foi substituído pelo Redox OS 0.7 para este sistema operacional de código aberto escrito em Rust. Assim, a maior novidade do Redox OS 0.7 é que ele foi escrito em Rust lançado com novo bootloader.
Jeremy Soller, um dos maiores desenvolvedores da equipe do System76, continua trabalhando neste sistema operacional “do zero” baseado em Rust de código aberto. Redox OS 0.7 lança um bootloader reescrito que funciona da mesma forma agora em sistemas UEFI e BIOS, introduz muitas melhorias no kernel, o sistema de arquivos RedoxFS foi reescrito para ser baseado em Copy-on-Write (CoW), biblioteca Relibc C aprimorada , e compilador Rust atualizado.
Entre as mudanças do kernel do Redox OS 0.7 estão trabalhando o suporte inicial ARM de 64 bits (AArch64), toda a memória física agora está mapeada, o código Assembly inline melhorado e muitas outras melhorias para este kernel original.
Redox OS 0.7 escrito em Rust lançado com novo bootloader
Soller anunciou com o Redox OS 0.7:
Eu realmente queria ir mais a fundo, mas o tempo desde o último lançamento tem sido muito longo e as mudanças são selvagens e gratuitas (como em liberdade). Espero criar versões do Redox OS com mais regularidade, o que também diminuirá as mudanças que precisam ser redescobertas para escrever as notas de lançamento.
Muita coisa mudou desde a versão 0.6.0 ! Em primeiro lugar, é impossível coletar todas as mudanças que aconteceram desde 24 de dezembro de 2020 em um conjunto de notas de lançamento, portanto, isso se concentrará nos destaques.
Era muito importante para mim que este fosse um lançamento direcionado aos fundamentos do Redox OS. Isso inclui o bootloader, o sistema de arquivos, o gerenciador de pacotes, o kernel, os drivers e muito mais. O foco estava em permitir que o Redox OS inicializasse no conjunto mais amplo de hardware possível.
- bootloader: O bootloader foi completamente reescrito para que as versões BIOS e UEFI compartilhem a maior parte do mesmo código e sejam escritas predominantemente em Rust. Isso levou a um suporte de hardware bastante aprimorado e permitiu que o RedoxFS fosse aprimorado.
- kernel: Várias correções e novos recursos foram adicionados ao kernel e o código foi removido. O suporte de hardware foi melhorado, assim como o desempenho.
- Suporte preliminar para aarch64 foi adicionado
- Todos os caminhos agora precisam ser UTF-8, e o kernel impõe isso
- Variáveis específicas da CPU usam o registro GS, com várias melhorias provenientes deste
- Toda a memória física está mapeada, a paginação recursiva foi removida
- O código ACPI AML foi movido para acpid, um novo daemon de espaço de usuário
- Montagem em linha reescrita para ser estável com compiladores futuros
- Initfs movido para um novo arquivo, o que melhora significativamente o empacotamento
- Muitos problemas do kernel foram corrigidos
Mais detalhes sobre o Redox OS 0.7 e downloads via Redox-OS.org.