As operadoras do Reino Unido serão proibidas de instalar equipamentos 5G da Huawei após setembro de 2021. O governo também divulgou um roteiro para eliminar equipamentos construídos pela Huawei até 2027.
Oliver Dowden, secretário digital, disse:
Hoje estou definindo um caminho claro para a remoção completa de fornecedores de alto risco de nossas redes 5G. Isso será feito por meio de poderes novos e sem precedentes para identificar e proibir equipamentos de telecomunicações que representam uma ameaça à nossa segurança nacional.
Reino Unido proíbe equipamentos 5G da Huawei
O Reino Unido reverteu a estratégia, tendo dito no início deste ano que não iria ceder à pressão dos EUA para bloquear a tecnologia da Huawei de suas redes 5G. Essa decisão ocorreu após a introdução de sanções americanas em maio, que baniram a tecnologia americana dos produtos da Huawei.
A Huawei pediu ao Reino Unido que retrocedesse nessa decisão, dizendo que a decisão foi “motivada pelas percepções dos EUA sobre a Huawei e não do Reino Unido”. A empresa acrescentou que as restrições afetarão negativamente a Grã-Bretanha, aumentando os custos e “aprofundando a divisão digital”.
O governo do Reino Unido também revelou uma nova estratégia projetada para trazer novos fornecedores para o mercado de telecomunicações 5G (inclui o estabelecimento de um laboratório de £ 250 milhões).
Por fim, Dowden disse:
Também estamos publicando uma nova estratégia para garantir que nunca mais dependamos de um punhado de fornecedores de telecomunicações para o funcionamento seguro e tranquilo de nossas redes.
Engadget
Qualcomm recebe uma licença para fornecer chips para a Huawei
Atualização EMUI 11 está sendo lançada para o Huawei Mate 30 Pro