Relatório Cloudflare do terceiro trimestre sobre DDoS mostra aumento de 65% no número de ataques

Maioria dos ataques DDoS vem de computadores

A Cloudflare publicou seu relatório trimestral sobre DDoS e, infelizmente, as notícias não são tão boas. Esse relatório mostra as tendências globais de ataques DDoS no terceiro trimestre, que aumentaram acentuadamente em comparação com o segundo trimestre, de acordo com a Cloudflare.

Relatório Cloudflare mostra que ataques DDoS aumentaram

Os ataques DDoS, ou ataques distribuídos de negação de serviço, são um tipo de ataque cibernético que visa interromper sites (e outros tipos de propriedades da Internet) para torná-los indisponíveis para usuários legítimos, esmagando eles ficam com mais trânsito do que conseguem suportar – semelhante a um motorista preso em um engarrafamento a caminho do supermercado.

CloudFlare

Vemos muitos ataques DDoS de todos os tipos e tamanhos, e nossa rede é uma das maiores do mundo, abrangendo mais de 300 cidades em mais de 100 países. Através desta rede atendemos mais de 64 milhões de solicitações HTTP por segundo no pico e cerca de 2,3 bilhões de consultas DNS todos os dias. Em média, mitigamos 140 mil milhões de ameaças cibernéticas todos os dias. Essa quantidade colossal de dados nos dá um ponto de vista único para entender o cenário de ameaças e fornecer à comunidade acesso a tendências de DDoS perspicazes e acionáveis.

Os ataques ao HTTP/2 contribuíram principalmente para o aumento geral dos ataques HTTP DDoS no terceiro trimestre, de acordo com o relatório. Entre outras coisas, o maior ataque de todos os tempos foi medido no terceiro trimestre com 201 milhões de rps (solicitações por segundo).

A Cloudflare também evitou outros ataques HTTP DDoS hipervolumétricos, 89 dos quais atingiram mais de 100 milhões de solicitações por segundo. As empresas de jogos de azar foram um dos principais alvos e atraíram o maior volume de tráfego de ataques HTTP DDoS em comparação com outras indústrias. Isso significa que o jogo como alvo de ataque ultrapassou a indústria de criptomoedas desde o último trimestre.

A Cloudflare afirma operar uma das maiores redes do mundo, cobrindo mais de 300 cidades em mais de 100 países. No seu auge, esta rede atende mais de 64 milhões de solicitações HTTP por segundo e cerca de 2,3 bilhões de solicitações DNS por dia.

O cenário global de ameaças DDoS

No terceiro trimestre de 2023, a Cloudflare enfrentou uma das campanhas de ataque DDoS mais sofisticadas e persistentes já registradas na história.

A Cloudflare mitigou milhares de ataques HTTP DDoS hipervolumétricos, 89 dos quais ultrapassaram 100 milhões de solicitações por segundo (rps) e com o maior pico de 201 milhões de rps — um número três vezes maior que o maior ataque anterior já registrado (71 milhões de rps ) .

A campanha contribuiu para um aumento geral de 65% no tráfego de ataques HTTP DDoS no terceiro trimestre em comparação com o trimestre anterior. Da mesma forma, os ataques DDoS L3/4 também aumentaram 14%, juntamente com vários ataques na faixa de terabits por segundo – o maior ataque teve como alvo o resolvedor DNS gratuito 1.1.1.1 da Cloudflare e atingiu o pico de 2,6 Tbps.

As empresas de jogos e apostas foram bombardeadas com o maior volume de tráfego de ataques HTTP DDoS, ultrapassando a indústria de criptomoedas no último trimestre.

Via: Linux-Magazin
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile