A coleta de dados por parte do Ubuntu não é novidade. No entanto, a Canonical já consegue traçar o tipo de hardware que os usuários do Ubuntu costumam utilizar. Ainda segundo a Canonical, estes dados ajudam o Ubuntu no quesito desenvolvimento, e claro, a empresa deixa claro que todos os dados são coletados sem nenhuma identificação pessoal ou IP.
De acordo com o relatório atual da Canonical, até o momento 66% dos usuários Ubuntu 18.04 LTS optaram por participar deste relatório.
Analisando os dados coletados através do Ubuntu 18.04 LTS, a Canonical sabe que 80% dos usuários fizeram uma instalação limpa da nova versão, e que apenas 20% resolveram fazer o upgrade.
Sobre os idiomas, em primeiro lugar está o Inglês, seguido pelo Espanhol, Francês e o nosso Português que ocupa 5% dos usuários.
A arquitetura mais usa é a de 64bits e o servidor de exibição X11 já emplaca em 99% dos usuários.
Dentre as telas, cerca de 93% estão utilizando um monitor, e a resolução popular é 1920×1080 que corresponde a 28% de todos os tamanhos.
Já sobre os processadores, tudo parece ser mais modesto, cerca de 63% dos usuários usam entre 1-3 CPUs e 51% possuem entre 1-4GB de RAM, inclusive no relatório, há usuários que dizem ter mais de 96GB de RAM.
O tamanho do disco também é modesto, cerca de 79% possui até 499GB de espaço, vale lembrar que este número é baseado no número e tamanho de partições de um disco.
Ainda falando do disco, cerca de 54% dos usuários, fizeram a instalação do Ubuntu deixando que o instalador fizesse do o trabalho de particionamento, e cerca de 21% escolheram o particionamento manual.