Uma agência de publicidade no Japão chamada Dentsu desenvolveu um aplicativo chamado Tuna Scope que permite que alguém encontre o corte perfeito de atum com pouco ou nenhum treinamento usando inteligência artificial. O destaque de quase qualquer prato de sushi é o atum gordo. Assim, encontrar o corte perfeito de atum que derrete na boca é algo que os compradores de peixe passam anos da vida aprendendo a fazer.
Portanto, a empresa treinou o algoritmo de machine learning que alimenta o software usando milhares de imagens de seções transversais da cauda do atum. Em síntese, o corte pode dizer muito aos compradores humanos sobre a qualidade do peixe que eles estão prestes a comprar.
Restaurantes de sushi no Japão estão usando inteligência artificial para avaliar cortes de atum
Atualmente, o aplicativo está em uso por uma empresa, a Kura Sushi, um restaurante que compra a maior parte do atum fora do Japão. Parte do motivo pelo qual a empresa começou a usar o aplicativo é que ele permite que seus funcionários classifiquem o atum sem viajar. Essa é uma vantagem significativa durante a atual pandemia.
Há também a questão de saber se o aplicativo pode ser dimensionado para atender às demandas dos restaurantes de sushi sofisticados e aos chefs exigentes que os administram. O Tuna Scope examina imagens de seções transversais congeladas da cauda do atum para fornecer seu veredicto de qualidade.
No entanto, restaurantes sofisticados tendem a comprar seus peixes de fornecedores que lidam com atum fresco capturado. Ao cortar o peixe, eles dão uma variedade de graus para diferentes partes do peixe. Como na maioria dos casos de novas tecnologias, provavelmente veremos algumas empresas continuarem fazendo as coisas da maneira que sempre as fizeram.
Fonte: Engadget