Que tal matar a saudade daqueles jogos que marcaram sua infância/juventude? Uma boa opção para isso é o programa RetroArch. Hoje, o desenvolvedor Daniel De Matteis comunica que foi lançada uma atualização importante, o RetroArch 1.9. Portanto, esta é uma nova versão principal do front-end popular e de código aberto para emuladores, videogames, motores de jogos e players de mídia.
Se você é um jogador retrô hardcore, RetroArch é o que você precisa instalar em sua distribuição GNU/Linux para desfrutar daqueles jogos retrô.
O último lançamento, RetroArch 1.9, é enorme, trazendo muitas surpresas para jogadores retrô. Os destaques incluem uma nova visualização de exploração para todas as listas de reprodução, que permite pesquisar conteúdo com base em vários critérios, como gênero, origem, editor, sistema, ano de lançamento, desenvolvedor e quantidade de jogadores.
Os desenvolvedores observam o fato de que a nova visualização Explorar exibirá apenas os resultados da pesquisa com base no conteúdo que já está incluído em suas listas de reprodução. Além disso, os metadados ainda não estão completos.
RetroArch 1.9 é lançado
Além disso, o RetroArch 1.9 também aprimora a funcionalidade de pesquisa da lista de reprodução, permitindo finalmente aos jogadores realizar pesquisas múltiplas e contínuas para refinar ainda mais os resultados, bem como limpar o último filtro de pesquisa inserido pressionando o botão Cancelar.
Uma nova opção de notificação de inicialização “Carregar Conteúdo”, que, quando ativada, exibirá uma curta animação ao lançar um novo conteúdo a partir do menu ou da linha de comando. Este recurso pode ser habilitado em Configurações> Exibição na tela> Notificações na tela.
RetroArch 1.9 torna o remapeamento de entrada mais fácil, especialmente para dispositivos de tela sensível ao toque, graças às listas suspensas que suportam controladores e teclados. Do mesmo modo, os usuários agora poderão usar o botão Iniciar do RetroPad para redefinir os remapeamentos do teclado do controlador.
Melhorias implementadas
Muitas melhorias nesta versão estão em torno do menu principal, que agora permite aos usuários desabilitar ou habilitar seletivamente as notificações de widget, retorna corretamente o cursor para a posição anterior no menu em vez da primeira entrada, exibe ícones do sistema associado na lista de reprodução e apresenta um novo submenu Importar conteúdo que consiste nas entradas de digitalização de diretório, digitalização de arquivo e digitalização manual.
Por último, o RetroArch 1.9 traz várias melhorias para o player de vídeo embutido, baseado em FFmpeg. Ele inclui uma nova barra de sobreposição de progresso que aparecerá ao navegar para frente ou para trás no clipe.
Da mesma forma, há várias melhorias para reduzir o consumo de memória e a sobrecarga de E/S de disco. Assim, isso se traduz em melhor desempenho com menos recursos. Para conhecer todas as correções de bug incluídas nesta versão, não deixe de verificar o changelog completo na página de anúncio de lançamento.
RetroArch é compatível não apenas com sistemas Linux, mas também com dispositivos Raspberry Pi, Android, Apple TV, iOS e Xbox One. Você pode baixar RetroArch 1.9 agora mesmo do site oficial. Também existe uma versão on-line que você pode acessar aqui.