Como criar uma nova criptomoeda sem classificá-la como tal? Eis o desafio lançado por ninguém menos que Richard Stallman. Ele quer aproveitar o mau momento enfrentado pelo Bitcoin. Há poucos dias, a criptomoeda estava caindo abaixo de US $ 5.000. E afundou ainda mais, valendo atualmente abaixo de US$ 4.000. Isso significa que enfrenta uma das piores semanas desde 2013. Leia neste post que Richard Stallman quer criar criptomoeda chamada Taler. O objetivo é melhorar tudo de ruim no Bitcoin. Porém, ele não quer chamar o produto de criptomoeda.
Richard Stallman , fundador do movimento de software livre, escolheu o momento certo para dar uma entrevista ao Coindesk. Ele falou sobre o momento crítico pelo qual o mercado de criptomoedas está passando.
Um novo sistema para o mundo “pós-blockchain”
Entre outras coisas, Stallman falou sobre como a direita americana foi a primeira a apostar no Bitcoin. Então, por isso, ele se posicionou contra essa tecnologia.
Do mesmo modo, Stallman aproveitou a entrevista para anunciar um sistema de pagamento alternativo chamado Taler. Segundo ele, o Taler é baseado em criptografia. No entanto, não se trata de uma criptomoeda.
Christian Grothoff, que também está trabalhando neste projeto, disse que este novo sistema é projetado para um mundo “pós-blockchain“. Por outro lado, não devemos esquecer que o Bitcoin e as criptomoedas são uma tecnologia relativamente nova. Elas estão conosco há apenas uma década.
Bitcoin não sobreviverá
De qualquer forma, Stallman não acredita que o Bitcoin será capaz de sobreviver por muito mais tempo. Ele acredita que não é uma tecnologia confiável para fazer pagamentos online. Sua principal reclamação parece ser o quão ruim Bitcoin protege a privacidade de seus usuários.
O que eu realmente gostaria era ter um método para fazer compras anônimas em vários tipos de lojas. Para mim, infelizmente, é algo que não é viável com o Bitcoin, declarou Richard.
Na entrevista , perguntaram-lhe sobre as criptomoedas que comprometem a privacidade . Stallman respondeu que contratou um especialista para avaliá-las e apontar seus problemas de segurança ou sua escalabilidade.
Eu não quero privacidade perfeita, já que isso tornaria impossível investigar certos crimes, disse Richard.
Portanto, isso significa que a Taler tem como um de seus principais objetivos evitar a evasão fiscal. Isto é algo que as atuais criptomoedas não oferecem.