Como sabemos, durante vários anos, o CentOS Linux foi a principal escolha dos administradores de sistemas com larga experiência em Linux. Eles poderiam usá-lo e obter o melhor do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) sem pagar pelo suporte. A menos que realmente precisassem de ajuda. Então, quando a Red Hat mudou o foco do CentOS Linux, outros grupos aproveitaram a oportunidade para construir clones do RHEL, como AlmaLinux e Rocky Linux, para servidores e usuários de nuvem preocupados com custos. O movimento mais recente nessa área ocorreu quando a CIQ, empresa de computação de alto desempenho e controladora da Rocky Linux, uniu forças com o Google Cloud para fornecer aos clientes o melhor suporte unificado da categoria. Então, agora o Rocky Linux chega ao Google Cloud.
Como sempre, Rocky Linux é uma distribuição Linux corporativa mantida pela comunidade e disponível gratuitamente. É administrado pela Rocky Enterprise Software Foundation (RESF) , uma Public Benefit Corporation (PBC). A Fundação e a distribuição são lideradas por Gregory M. Kurtzer, um dos fundadores originais do CentOS. Desde o seu lançamento, ele foi baixado consistentemente mais de um quarto de milhão de vezes por mês. Resumindo, Rocky é muito popular tanto para indivíduos quanto para grandes organizações.
Historicamente, o Google tem sido um grande apoiador do Rocky Linux. O Google Cloud foi o primeiro provedor de nuvem a oferecer imagens do Rocky Linux logo após o lançamento em dezembro de 2020. O Google Cloud também foi um dos primeiros hiperescaladores a investir seu dinheiro no RESF.
Através dessa parceria, sempre que você usar nosso Rocky Linux no Google Cloud, disse Kurtzer, o CIQ com o Google está à sua disposição! Desde a própria plataforma de nuvem até o sistema operacional corporativo, todos os aspectos do uso do Google Cloud são suportados por uma única chamada para o Google e, juntos, somos sua equipe de encaminhamento.
Rocky Linux chega ao Google Cloud
Venkat Gattamneni, gerente sênior de produtos do Google Cloud, acrescentou:
No Google Cloud, estamos focados em oferecer uma ótima experiência ao cliente para empresas, criando uma plataforma robusta para executar todas as cargas de trabalho baseadas em Linux.
À medida que os clientes migram para o Rocky Linux, em parceria com a CIQ permite o próximo passo no fornecimento de uma experiência otimizada e com suporte para nossos clientes.
Além do suporte do Rocky Linux CIQ, o Google também está trabalhando com o CIQ para fornecer uma experiência de produto simplificada. Isso inclui imagens do Rocky Linux ajustadas para desempenho, suporte pronto para uso para infraestrutura especializada do Google, ferramentas para ajudar a facilitar a migração e muito mais.
Gattamneni concluiu:
Se você está procurando alternativas para o CentOS quando ele chega ao fim da vida útil, o Rocky Linux no Google Cloud pode ajudá-lo tanto do ponto de vista do produto quanto do suporte imediato.
A partir de agora, os clientes do Google Cloud podem receber ajuda com o Rocky Linux. Os especialistas da CIQ e as equipes de suporte do Google Cloud estão se unindo para resolver problemas e fornecer suporte de nível empresarial.
Isso não é o fim da história embora. Juntos, CIQ, Google, Amazon Web Services (AWS), Azure, VMware, Naver Cloud e outros provedores de serviços em nuvem estão trabalhando para criar um Rocky Linux Cloud Special Interest Group (SIG) para criar um Rocky Linux otimizado, padronizado e simplificado experiência para usuários em qualquer plataforma de nuvem.
O AlmaLinux do CloudLinux também tem suporte à nuvem. Juntas, as duas empresas de nuvem CentOS de próxima geração mostram que ainda há um mercado para indivíduos e empresas que desejam um clone RHEL barato que possa ser executado em servidores, data centers e na nuvem.
Via ZDNet