Publicidade intrusiva

Roku testa reprodução automática de anúncios na inicialização do dispositivo

A Roku está experimentando um novo formato de publicidade que exibe anúncios em vídeo automaticamente assim que o dispositivo é ligado. Embora seja um teste, a mudança tem gerado reações negativas entre os usuários.

roku-produzira-seu-proprio-conteudo-original
Imagem: Roku

A busca por novas formas de monetização tem levado plataformas de streaming e dispositivos de smart TV a introduzir cada vez mais publicidade. Agora, a Roku está testando uma abordagem inusitada: anúncios em vídeo que são reproduzidos automaticamente assim que o dispositivo é ligado, antes mesmo de o usuário acessar a tela inicial.

Roku testa anúncios automáticos na inicialização do dispositivo

hbo-max-chega-aos-dispositivos-roku

De acordo com relatos de usuários no Reddit, diversos dispositivos Roku estão apresentando vídeos promocionais assim que são ligados. Um dos exemplos mais citados é um anúncio para o filme “Moana 2”, que é exibido automaticamente ao iniciar o Roku. Embora haja uma opção para fechar o vídeo, muitos usuários não conseguiram localizá-la, tornando a publicidade ainda mais intrusiva.

Posicionamento da Roku

Em resposta aos questionamentos, a Roku confirmou à ArsTechnica que esses anúncios são parte de um teste para explorar novas formas de exibir conteúdo patrocinado, ao mesmo tempo em que busca manter uma boa experiência para os usuários:

“Nosso teste recente é apenas um dos muitos exemplos de como buscamos apresentar marcas e programas enquanto proporcionamos uma experiência simples e intuitiva.”

Porém, a empresa não esclareceu se pretende tornar esse recurso permanente, quais dispositivos serão afetados e nem como tem sido a resposta do público ao experimento.

Insatisfação crescente entre os usuários

Muitos usuários da Roku já estavam incomodados com os banners publicitários fixos na tela inicial, e agora os anúncios automáticos na inicialização intensificaram as reclamações. Alguns consumidores estão reconsiderando o uso da plataforma devido à quantidade crescente de publicidade.

Apesar das críticas, a prática de inserir anúncios em dispositivos de entretenimento é cada vez mais comum. Com a maioria das plataformas adotando “recomendações personalizadas” e outros formatos publicitários, evitar esse tipo de publicidade pode se tornar uma tarefa difícil para os consumidores de smart TVs e dispositivos de streaming.

O futuro dessa estratégia de publicidade da Roku ainda é incerto, mas se os testes forem bem-sucedidos, é possível que a prática se torne padrão nos dispositivos da marca.