A busca por novas formas de monetização tem levado plataformas de streaming e dispositivos de smart TV a introduzir cada vez mais publicidade. Agora, a Roku está testando uma abordagem inusitada: anúncios em vídeo que são reproduzidos automaticamente assim que o dispositivo é ligado, antes mesmo de o usuário acessar a tela inicial.
Roku testa anúncios automáticos na inicialização do dispositivo
De acordo com relatos de usuários no Reddit, diversos dispositivos Roku estão apresentando vídeos promocionais assim que são ligados. Um dos exemplos mais citados é um anúncio para o filme “Moana 2”, que é exibido automaticamente ao iniciar o Roku. Embora haja uma opção para fechar o vídeo, muitos usuários não conseguiram localizá-la, tornando a publicidade ainda mais intrusiva.
Posicionamento da Roku
Em resposta aos questionamentos, a Roku confirmou à ArsTechnica que esses anúncios são parte de um teste para explorar novas formas de exibir conteúdo patrocinado, ao mesmo tempo em que busca manter uma boa experiência para os usuários:
“Nosso teste recente é apenas um dos muitos exemplos de como buscamos apresentar marcas e programas enquanto proporcionamos uma experiência simples e intuitiva.”
Porém, a empresa não esclareceu se pretende tornar esse recurso permanente, quais dispositivos serão afetados e nem como tem sido a resposta do público ao experimento.
Insatisfação crescente entre os usuários
Muitos usuários da Roku já estavam incomodados com os banners publicitários fixos na tela inicial, e agora os anúncios automáticos na inicialização intensificaram as reclamações. Alguns consumidores estão reconsiderando o uso da plataforma devido à quantidade crescente de publicidade.
Apesar das críticas, a prática de inserir anúncios em dispositivos de entretenimento é cada vez mais comum. Com a maioria das plataformas adotando “recomendações personalizadas” e outros formatos publicitários, evitar esse tipo de publicidade pode se tornar uma tarefa difícil para os consumidores de smart TVs e dispositivos de streaming.
O futuro dessa estratégia de publicidade da Roku ainda é incerto, mas se os testes forem bem-sucedidos, é possível que a prática se torne padrão nos dispositivos da marca.