Saiba quantas horas diárias em frente a telas são prejudiciais

saiba-quantas-horas-diarias-em-frente-a-telas-sao-prejudiciais
Imagem: Revista Galileu

Infelizmente, seja para trabalho ou outro motivo, precisamos passar horas em frente a telas. E, isso pode ser mais prejudicial do que imaginamos. Um novo estudo diz que passar mais de sete horas diárias diante de telas é prejudicial à nossa saúde.

Passar muitas horas diárias em frente a telas pode ser mais prejudicial do que se pensa

Tensão ocular, fadiga muscular, dor no pescoço, interferência no sono e até mesmo danos ao nosso sistema músculo-esquelético podem resultar de passar muito tempo em frente a uma tela, diz o relatório. O relatório foi escrito pela American Optometric Association (AOA) (Via: 9to5Mac) em associação com a Deloitte Access Economics. Diz que efeitos nocivos são encontrados quando ultrapassamos sete horas por dia de tempo de tela.

saiba-quantas-horas-diarias-em-frente-a-telas-sao-prejudiciais
Imagem: Reprodução | 9to5Mac

A natureza quase inevitável do uso de dispositivos digitais deu origem a problemas oculares relacionados aos dispositivos, como miopia ou miopia, bem como fadiga ocular digital (DES) ou síndrome da visão computacional (CVS), com sintomas e consequências que incluem olhos secos, visão turva, dores de cabeça ou mesmo dores no pescoço e nas costas.

Se não for gerenciado, o DES pode levar à diminuição da produtividade, exacerbar outras doenças oculares não diagnosticadas e afetar a qualidade do sono e a saúde mental de um indivíduo.

Isto resulta ainda em absentismo ou presenteísmo no local de trabalho, aumento do consumo de cuidados de saúde, incluindo custos individuais e patronais incorridos por visitas frequentes a prestadores de cuidados de saúde e tempo associado longe do local de trabalho, bem como um declínio geral na qualidade de vida de um indivíduo.

Em parte, parece um comercial para optometristas. No entanto, a identificação, intervenção e gestão atempada dos sintomas do DES através de soluções tópicas, melhor ergonomia ou óculos apropriados, conforme prescrito e recomendado por um médico de optometria, também referido como optometrista, pode proteger-se contra os efeitos deletérios acima mencionados

Outras medidas recomendadas para que você proteja sua visão, são:

  • Trabalhe em menos dispositivos, pois trocar de tela é especialmente prejudicial;
  • Certifique-se de que sua cadeira e mesa estejam devidamente configuradas para proteger sua postura;
  • Posicione seu monitor e iluminação para evitar reflexos;
  • Se você sentir cansaço no pescoço ou nos olhos, faça uma pausa;
  • Faça exames oftalmológicos anuais;

Tome medidas simples, para evitar problemas maiores no futuro. O tempo de tela pode ser muito prejudicial, sobretudo à sua visão. Esperamos que a tecnologia avance mais, para que isso não se torne um problema maior para as pessoas.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile