Samsung apresenta seu primeiro chip de 3 nm!

samsung-apresenta-seu-primeiro-chip-de-3-nm

A Samsung acaba de apresentar o novo Exynos W1000, um chipset de 3 nm feito para dispositivos vestíveis, como o próximo Galaxy Watch 7 e o premium Galaxy Watch Ultra. E, podemos vê-lo em ação em poucos dias.

Espera-se que ambos os relógios sejam revelados daqui a uma semana, em 10 de julho, durante o próximo evento Galaxy Unpacked. Os dois smartwatches serão acompanhados pelo Galaxy Z Flip 6, o Galaxy Z Fold 6, o Galaxy Buds 3 e o novo Galaxy Ring.

Chip Samsung Exynos W1000

O chip Exynos W1000 é construído pela Samsung Foundry usando seu nó de processo de 3 nm. Ele apresenta uma CPU de cinco núcleos que inclui um núcleo de CPU Cortex-A78 e quatro núcleos de CPU Cortex-A55.

De acordo com a Samsung, o SoC iniciará aplicativos 2,7 vezes mais rápido e “alternará suavemente entre vários aplicativos”. O chip Exynos W1000 também fornecerá desempenho single-core 3,4x mais rápido e desempenho multi-core 3,7x mais rápido. Isso em comparação com o chipset Exynos W930 que alimenta o Galaxy Watch 6.
Reserve já o seu Samsung Galaxy Z Flip 6 ou Galaxy Z Fold 6!

Em maio, o pessoal do Phone Arena disse que o primeiro dispositivo Samsung a usar um chip de 3 nm poderia ser o Galaxy Watch 7 e esse parece ser o caso, já que o Snapdragon 8 Gen 4 de 3 nm não será encontrado dentro de um dispositivo Samsung até o ano que vem.

Uma desvantagem potencial é que a GPU usada com o Exynos W1000, a ARM Mali-G68 MP2, é a mesma usada com o chip Exynos W930 e suporta telas com resoluções de até 960 x 540 pixels.

samsung-apresenta-seu-primeiro-chip-de-3-nm
Imagem – Samsung

O Exynos W1000 SoC suporta um display always-on (AOD) 2.5D para smartwatches. Isso porque o chip possui um processador de display dedicado de baixo consumo de energia que permite que o display esteja ligado o tempo todo, permitindo que os usuários tenham o tempo pronto para visualizar 24 horas por dia, 7 dias por semana, junto com notificações, chamadas e muito mais.

Mais especificações

Graças ao nó de processo de 3 nm, o Exynos W1000 deve ajudar o Galaxy Watch 7 e o Galaxy Watch Ultra a oferecer melhor duração da bateria. A Samsung diz: “Por meio de seu design eficiente de baixo consumo de energia com base em um processo de 3 nm e atualização para memória LPDDR5, o Exynos W1000 permite que você aproveite o desempenho premium enquanto usa seu smartwatch por mais tempo.”

O nó de processo de 3 nm da Samsung Foundry inclui o uso de transistores Gate-All-Around (GAA) que permitem que o gate entre em contato com o canal em todos os quatro lados, o que reduz vazamentos de corrente, aumenta a corrente de acionamento e melhora o desempenho do transistor graças aos sinais elétricos aprimorados que passam por e entre os transistores.