Samsung deixa TSMC para trás e já está fabricando chips de 3nm

samsung-pretende-aumentar-producao-de-chips
chips

O processo de fabricação dos chips vem sendo atualizado constantemente, pelas fabricantes. A TSMC sempre está um passo a frente da Samsung, por exemplo. No entanto, a Samsung acaba de deixar a TSMC para trás e já está fabricando novos chips no processo de 3nm.

Existe uma corrida para que os fabricantes criem chips mais rápidos, com menos consumo de energia e mais eficientes termicamente. O próximo grande passo neste processo é justamente esses chips de três nanômetros, que é o próximo molde retrátil.

Samsung inicia fabricação de chips de 3nm

Embora pensássemos que veríamos a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) chegar primeiro neste marco, parece que o processo de 3nm da Samsung é o primeiro.

De acordo com um relatório do Bloomberg, a Samsung iniciou oficialmente a produção desses novos chips e sai na frente das outras empresas. Os próximos smartphones topo de linha da empresa já devem vir com essa nova tecnologia integrada.

Esse relatório coloca fim nos rumores de que a Samsung estaria atrasada na produção de chips fabricados no processo de 3nm. Essas novas informações revelam que a empresa está mais adiantada que suas concorrentes e, deve entregar aos usuários ainda mais eficiência em seus próximos smartphones.

Novos chips da empresa

De acordo com a Samsung, seus chips de 3 nm podem oferecer até 45% melhor eficiência de energia quando comparados aos chips de 5 nm. Isso é quase a metade a mais.

Para registro, o Qualcomm Snapdragon 888 e o Exynos 2100 são chips de 5 nm. Infelizmente, a Samsung não nos deu uma comparação com chips de 4nm como o Snapdragon 8 Gen 1, por exemplo.

Além disso, a Samsung afirma que os chips de 3 nm podem melhorar o desempenho em 23%, mais uma vez em comparação com as versões de 5 nm. Um aumento de mais de 20% em desempenho é um grande avanço tecnológico.

Os primeiros lotes desses chips da Samsung serão enviados para sistemas especializados. Eventualmente, eles chegarão a sistemas mais comuns, como smartphones, por exemplo.

Esperamos ver a Samsung inserir esses chips de 3nm nos seus próximos smartphones topo de linha. No entanto, ainda pode demorar um pouco até que isso aconteça. Esperançosamente, podemos ver eles sendo inseridos em smartphones do próximo ano, ou quem sabe apenas em 2024.

Traremos qualquer nova informação que surgir sobre esse novo processo de fabricação adotado pela Samsung, antes mesmo de ser adotado por empresas como a TSMC que segue avançando na fabricação de chips.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile