A Samsung lançou o chip de segurança S3FV9RR para proteger dados privados e sensíveis em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
O chip pode funcionar independentemente do desempenho de segurança do processador principal de um dispositivo.
Samsung desenvolve novo chip de segurança para smartphones
Com a certificação 6+ concedida pelo Common Criteria, a Samsung disse que o chip SE (secure element) tem a classificação mais alta até o momento para um componente móvel (a série Galaxy S20 tem a certificação CC EAL 5+).
Assim, o chip de segurança pode ser usado para passaportes eletrônicos e carteiras de hardware de criptomoeda, além de oferecer suporte ao “root of trust” baseado em hardware e autenticação de dispositivo.
O chip SE estará disponível no terceiro trimestre.
Recentemente, a Samsung e a SK Telecom lançaram o primeiro smartphone 5G do mundo com um Quantum Random Number Generator (QRNG). Chamado Galaxy A Quantum, o dispositivo (que é essencialmente um Galaxy A71 5G) é o primeiro smartphone do mundo com tecnologia de segurança quântica. Isso torna alguns aplicativos e serviços muito mais difíceis de invadir.
A princípio, geradores de números aleatórios comuns são usados para efetuar logon em uma variedade de serviços de smartphones. No entanto, o chipset QRNG, (o menor do mundo, com apenas 2,5 mm por 2,5 mm) usa um sensor de imagem LED e CMOS. O LED emite “ruído de imagem” e o sensor CMOS captura sua aleatoriedade quântica, usando esses padrões imprevisíveis para criar sequências numéricas verdadeiramente aleatórias. De acordo com a SK Telecom, não existe tecnologia que possa invadir isso. Isso torna o Galaxy A Quantum um dos telefones mais seguros do mercado.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: ZDNET