A Samsung fabrica processadores Exynos baseados na microarquitetura ARM. Os chipsets Exynos mais recentes, como o Exynos 1080 e o Exynos 2100, usam o design ARMv8.2-A. Entretanto, essa semana, a ARM revelou sua nova arquitetura ARMv9, e a Samsung anunciou que lançará chips Exynos baseados no novo design da ARM no futuro.
A nova arquitetura do ARM surge quase uma década após o lançamento do ARMv8 em outubro de 2011. O ARMv8 trouxe suporte para CPUs de 64 bits com o conjunto de instruções AArch64.
Nova arquitetura ARM: ARMv9
Com o ARMv9, a empresa britânica de design de semicondutores tem como objetivo oferecer desempenho aprimorado e maior segurança. A empresa afirma que seu novo design apresenta processamento vetorial aprimorado, desempenho de aprendizado de máquina muito melhor, segurança aprimorada, processamento de sinal digital e compatibilidade total com versões anteriores do ARMv8.
Com o ARMv9, cargas de trabalho de aprendizado de máquina menores podem ser processadas diretamente na CPU, em vez de depender de aceleradores dedicados. Ele também apresenta a Confidential Compute Architecture (CCA) para um sistema de segurança mais dinâmico. O CCA cria realms que são ambientes de execução seguros e em contêineres opacos para o sistema operacional.
O que a ARM diz do seu novo design que será adotado pela Samsung
ARM afirma que seu novo design traz um IPC (instruções por ciclo) melhoria de 30% sobre ARMv8, mas AnandTech espera que seja cerca de 14% melhor do que CPUs da geração atual, como o Cortex-A78 e Cortex-X1 (usado no Exynos 2100).
Além disso, a ARM também revelou que suas GPUs de Mali de próxima geração trarão ray-tracing em tempo real e sombreamento de taxa variável para melhorar o desempenho gráfico.
Assim, o Sammobile aponta que podemos esperar que os processadores baseados em ARMv9 da Apple, Samsung, Qualcomm e MediaTek cheguem ao mercado em 2022. Portanto, é possível que o Galaxy S22 use um processador Exynos de última geração com núcleos de CPU baseados em ARMv9 e AMD Radeon GPU móvel.
A Samsung deu um salto gigante com o Exynos 2100, resolvendo a vida útil da bateria e problemas de limitação de desempenho, e o processador Exynos de próxima geração poderia ser ainda melhor.
Min Goo Kim, vice-presidente executivo de desenvolvimento de SoC da Samsung Electronics, disse: “ A arquitetura Armv9 de próxima geração da Arm oferece uma melhoria substancial em segurança e aprendizado de máquina, as duas áreas que serão enfatizadas nos dispositivos de comunicações móveis de amanhã. Enquanto trabalhamos em conjunto com a Arm, esperamos ver a nova arquitetura inaugurar uma gama mais ampla de inovações para a próxima geração de processadores móveis Exynos da Samsung. ”