Os últimos anos trouxeram uma necessidade de ser manter conectado o dia inteiro e, para isso acontecer, precisamos que as baterias dos nossos smartphones sejam boas o suficiente para nos fornecer isso. A Samsung pretende melhorar a autonomia de seus smartphones, equipando-os com uma tecnologia de bateria que até agora só foi usada em EVs (Veículos Elétricos). O tamanho das baterias dos futuros smartphones pode aumentar significativamente.
Tecnologia de baterias de Veículos Elétricos em smartphones
A Samsung SDI, empresa do grupo especializada na produção de baterias, iniciou a produção da quinta geração de baterias para veículos elétricos. Ao contrário das baterias tradicionais, as novas usarão um método de empilhamento em vez do método usual de “rolo de gelatina”, como você pode ver na imagem abaixo.
Mudar para um design empilhado semelhante ao usado em baterias de carros elétricos pode resultar em um aumento de 10% ou mais na capacidade de uma bateria de tamanho equivalente. Esta é a primeira vez que a Samsung planeja usar a tecnologia de empilhamento em baterias menores para telefones, em vez de células grandes em veículos elétricos, e diz-se que a empresa já montou uma linha de produção para essas baterias na Coréia, bem como uma linha de teste na China.
Autonomia dos smartphones pode ser aumentada
Se a Samsung usar essa nova tecnologia em seu próximo smartphone topo de linha, o Galaxy S23, a autonomia do dispositivo pode ser aumentada. Por exemplo, se o modelo Ultra utilizasse uma bateria 10% maior que o Galaxy S22 Ultra sem que o smartphone fique mais espesso, isso seria mais do que interessante.
A Xiaomi também anunciou uma nova tecnologia no ano passado prometendo um aumento de 10% na capacidade da bateria; para o mesmo tamanho das gerações anteriores. Além disso, para isso, o fabricante chinês aumentou notavelmente o teor de silício dos eletrodos; e usou uma tecnologia de embalagem aprimorada que encolhe e dobra os circuitos de controle.
O Gizchina aponta que, adotar um design empilhado para a bateria também pode permitir que os fabricantes melhorem o poder de carregamento rápido de seus dispositivos. Por exemplo, poderiam adotar uma nova tecnologia desenvolvida recentemente por pesquisadores, capaz de recarregar totalmente uma bateria em apenas 5 minutos, dando aos usuários o que eles sempre quiseram: a possibilidade de ficar conectado sempre.
Atualmente, a ATL (Amperex Technology Limited) na China é o principal fornecedor de baterias para iPhone. Algumas células de bateria são a produção da LG Energy Solutions. A Samsung SDI fornece baterias para MacBooks e iPads.
Via: Gizchina