A distribuição Serpent OS de Ikey Doherty continua construindo sua infraestrutura Rust. Ikey Doherty, que é conhecido por seu trabalho no lançamento do Solus Linus, bem como do desktop Budgie, enquanto também trabalhava anteriormente no Clear Linux da Intel e outras contribuições de software de código aberto, trabalhou recentemente em seu mais novo empreendimento: Serpent OS. Um resumo de desenvolvimento de final de ano foi postado e descreve o trabalho mais recente nesta distribuição Linux.
O Serpent OS vem avançando com grandes melhorias e muitos investimentos feitos em sua infraestrutura e ferramentas de construção, em vez de ser apenas uma nova versão do Ubuntu/Debian/Fedora, como tantas distribuições Linux são hoje em dia. Foi há um ano que o Serpent OS publicou seu primeiro ISO antes do Natal.
Este ano foi lançada a nova infraestrutura de construção, foi decidido que Solus Linux iria forjar uma nova direção com Serpent OS, escrever mais código em D e Rust e outras melhorias feitas para esta crescente distribuição Linux.
Serpent OS de Ikey Doherty continua construindo sua infraestrutura Rust
No resumo do Serpent OS EOY2023 escrito por Ikey Doherty e Rune Morling, ele se concentra principalmente em sua infraestrutura contínua baseada em Rust. Os desenvolvedores do Serpent OS estão satisfeitos com a adoção do Rust, sua ferramenta de pacote de sistema moss baseada em Rust agora é muito melhor que seu antecessor e muito mais. Seu “TLDR” no futuro imediato inclui:
- As portas Rust estão avançando de maneira fantástica
- o moss foi substituído
- ainda fazendo uso de ferramentas e infraestrutura existentes para construir o sistema operacional
- na verdade construindo o sistema operacional independente e totalmente inicializado, construído em libc++, clang, glibc,
etc. atualizações para repositório binário com pipeline totalmente automatizado - novidades estão surgindo rapidamente
Os planos do Serpent OS para seu ISO ao vivo são produzir uma pilha baseada no GNOME Shell, o navegador Firefox, o console GNOME como o provável terminal de escolha, suporte ao pacote Flatpak e muito mais. O Serpent OS não está planejando criar “uma distribuição de uso doméstico de uso geral”, mas é aí que o Solus Linux e outros podem entrar em jogo.
Saiba mais sobre o trabalho mais recente do Serpent OS em SerpentOS.com.