O programa Shotwell 0.32.2 Image Viewer adiciona suporte para arquivos HEIF com extensão .HIF. Assim, o editor de imagens e organizador de fotos de código aberto Shotwell 0.32.2 baseado em GTK chegou como uma versão de manutenção para a série estável Shotwell 0.32 para corrigir vários bugs e implementar alguns novos recursos.
A mudança mais significativa no Shotwell 0.32.2 é o suporte para arquivos de imagem HEIF com a extensão .HIF. Se você tiver um dispositivo que gere esses arquivos, atualize para esta nova versão do Shotwell para poder vê-los em sua caixa GNU/Linux, isso se Shotwell for seu aplicativo visualizador de imagens padrão.
Esta versão também melhora o suporte para o formato de pacote universal sandbox Flatpak ao usar a funcionalidade “enviar para” para enviar arquivos de imagem para outro aplicativo ou dispositivo. Essa alteração se aplica àqueles que têm o Shotwell instalado como um aplicativo Flatpak do Flathub ou dos repositórios de sua distro.
Shotwell 0.32.2 Image Viewer ganha suporte para arquivos HEIF com extensão .HIF. Problemas que tiveram correção
Vários outros bugs foram corrigidos no Shotwell 0.32.2, incluindo um pequeno vazamento nos autenticadores do Google e do Flickr, a detecção de falsas alterações mtime, a proporção quebrada de miniaturas ao usar editores externos, bem como o uso da pasta de dados errada ao iniciar um perfil pelo navegador.
Além disso, esta versão corrige um problema crítico ao exportar um arquivo de imagem sem data de exposição e um problema em que os metadados estavam sendo gravados em um loop. O Shotwell 0.32.2 também permite C&P de caminhos no editor de perfil e atualiza algumas traduções de idiomas.
Você pode baixar Shotwell 0.32.2 agora mesmo aqui como um tarball fonte que você terá que compilar em sua distribuição GNU/Linux. Se essa não é sua preferência, você pode instalar Shotwell como um aplicativo Flatpak no portal Flathub, mas provavelmente terá que esperar mais alguns dias pela nova versão.