Antes de mais nada, enviar mensagens de texto ou assistir vídeos enquanto dirige é muito perigoso. No entanto, muitas pessoas ainda fazem isso; colocando a vida deles e de outras pessoas em perigo. Agora, a Austrália possui um novo sistema baseado em Inteligência Artificial (IA) que captura motoristas infratores.
O governo do estado de Nova Gales do Sul está montando câmeras feitas especificamente para capturar motoristas usando telefones celulares. O departamento de transporte do estado testou o sistema com câmeras em dois pontos e agora está gastando US$ 88 milhões para instalá-los em 45 pontos.
Inteligência Artificial que captura motoristas infratores
Durante o teste, quase 8,5 milhões de carros foram examinados e quase 100.000 motoristas foram pegos usando seus telefones ilegalmente. O governo pegou as pessoas enviando mensagens de texto e usando aplicativos de mídia social como o Facebook. Além disso, alguns até tiraram as mãos do volante para digitar uma mensagem.
Veja como funcionam as câmeras que usam Inteligência Artificial.
O Ministro das Estradas de Nova Gales do Sul, Andrew Constance, disse que as autoridades estão dando esse passo não para gerar receita, mas para salvar vidas:
Infelizmente, temos que usar o elemento surpresa para fazer as pessoas pensarem: eu poderia ser pego a qualquer momento. Eu quero que esse comportamento mude e quero que ele mude imediatamente. Não se trata de receita, mas de salvar vidas.
O governo está lançando essas câmeras com um período de carência de três meses, durante o qual os motoristas culpados receberão apenas um aviso. Depois disso, os motoristas serão multados em 344 dólares australianos e receberão pontos de demérito.
De acordo com um relatório do site da ABC da Austrália, as autoridades planejam inspecionar 135 milhões de veículos até 2023 com este sistema.
Você acha que esse sistema com Inteligência Artificial que captura motoristas infratores vai chegar ao Brasil?
Fonte: The Next Web
Leia também: