Situação da Rússia acaba falindo o Google no país

situacao-da-russia-acaba-falindo-o-google-no-pais

A guerra da Rússia contra a Ucrânia, está fazendo um grande estrago na economia do país. Muitas empresas saíram do país e outras estão fechando as portas. O Google, por exemplo, vai parar de operar na Rússia, e a maioria de seus serviços não estará mais disponível no país. Embora a empresa tenha anunciado anteriormente suas intenções, o fato de entrar em falência será o teste final.

Situação na Rússia parece insustentável

A situação parece ter sido insustentável para a empresa, especialmente após a apreensão de seus fundos pelo governo Putin, segundo a Reuters (Via: Genbeta). Desta forma, os problemas financeiros de sua divisão russa, o pagamento a funcionários, fabricantes e fornecedores, a impossibilidade de operar em seus escritórios, entre outras causas, têm sido motivos suficientes para a empresa abandonar a grande maioria de seus serviços no país.

situacao-da-russia-acaba-falindo-o-google-no-pais

Google assina sua falência na Rússia, embora mantenha alguns de seus serviços gratuitos

Conforme confirmado por um porta-voz da empresa ao The Register, o Google Rússia publicou um aviso de sua intenção de declarar falência. Aparentemente, a empresa deu a seus trabalhadores a opção de mudar de divisão ou deixar seus empregos.

A grande maioria dos membros da subsidiária russa optou por se mudar para Dubai, segundo o The Wall Street Journal. Os trabalhadores começaram a se mudar em março, logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Infelizmente, quem optar por não mudar de divisão, ficará desempregado.

Embora a relação já estivesse tensa entre o Google e o Kremlin após o pedido de seu governo para remover certos vídeos do YouTube descritos pela Rússia como “propaganda pró-ucraniana”, a empresa finalmente desistiu, abandonando suas operações no país. O Google segue outras muitas empresas que já abandonaram as operações no país.

Um bom número de empresas estrangeiras teve que deixar o país após as tensões e sanções impostas, dificultando seus negócios. Os usuários russos não conseguem comprar nenhum serviço ou aplicativo do Google Play há algum tempo porque o sistema de cobrança no país foi desativado.

A Reuters informou que a empresa estava prevendo sua própria falência desde 22 de março, devido à incapacidade de pagar seus trabalhadores e outras obrigações financeiras. Da mesma forma, embora essas operações tenham cessado, a empresa prometeu manter seus serviços online gratuitos, como serviços de busca e e-mail, YouTube, Maps, etc.

Infelizmente, até essa guerra acabar, os russos sofrerão duras perdas em seu país. O isolamento parece algo certo para o povo russo. E, o isolamento digital, parece ser o mais enfático.

Via: Genbeta