Sonos vence Google em processo por violação de patente

sonos-vence-google-em-processo-por-violacao-de-patente
Imagem: BBC

A Sonos acaba de vencer o Google em uma batalha judicial de violação de patente. A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos determinou que o Google viola cinco patentes da Sonos relacionadas a alto-falantes inteligentes.

Essa decisão confirma a decisão de um juiz em agosto do ano passado, e é o tipo de decisão que poderia, teoricamente, forçar o Google a parar de importar produtos usando a tecnologia infratora, aponta o TheVerge.

Violação de patentes da Sono

sonos-vence-google-em-processo-por-violacao-de-patente
Imagem: LittleLaw

No entanto, ainda não está claro se algum produto específico do Google necessariamente desaparecerá das prateleiras e, por enquanto, parece improvável que isso aconteça. Confirmamos no pedido do ITC hoje que ele cria exceções especificamente para cinco reprojetos diferentes para os produtos do Google, um para cada patente.

Uma das soluções alternativas do Google já parece estar ativa e outras estão a caminho. Uma das cinco patentes infringidas é sobre o ajuste de volume de dispositivos em uma rede local. Mas de acordo com Mishaal Rahman , o recurso de controle de volume já começou a retornar para alguns telefones Pixel como parte da atualização de janeiro de 2022 e ITC documentos mostram que ele aprovou “reprojetos submetidos para julgamento pelo Google” para aquela patente específica, relata o TheVerge.

sonos-vence-google-em-processo-por-violacao-de-patente

Duas das outras patentes são sobre a sincronização de vários dispositivos em uma rede. Uma é sobre como configurar um dispositivo de reprodução (como um alto-falante Wi-Fi) para comunicação pela rede, para começar.

Produtos Google afetados pela decisão do tribunal

A Sonos enviou uma lista ao The verge, que incluía smartphones Pixel (usava as séries Pixel 3 e 4 como exemplos), dispositivos domésticos como o Nest Hub, Nest Mini e Chromecast, e Computadores Pixel, como o PixelBook Go, com o app YouTube Music instalado.

A decisão é mais ampla, dizendo que “dispositivos e alto-falantes em rede (por exemplo, telefones celulares e laptops) capazes de controlar esses dispositivos que incorporam a tecnologia infratora” são afetados, mas apenas se o Google ainda não tiver aplicado as soluções alternativas aprovadas.

De qualquer forma, a decisão conclui que o Google copiou a tecnologia Sonos, e é um golpe para a imagem do negócio de hardware do Google, que tem crescido cada vez mais no espaço doméstico inteligente, incluindo alto-falantes inteligentes, câmeras e, principalmente, no Wi-Fi roteadores, onde a empresa afirmou que seu Google WiFi / Nest WiFi foi o roteador mais vendido em todo o mercado em 2019, pontuou o TheVerge.

Via: TheVerge

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile