Sempre que um novo telefone para jogos é anunciado, ouvimos muito sobre o resfriamento do dispositivo, por isso, é surpreendente que a maior câmara de resfriamento a vapor não seja encontrada em um telefone para jogos, mas no Sony Xperia Pro. Zack do JerryRigEverything já desmontou o ROG Phones, Black Sharks, Red Magics e assim por diante, então ele sabe do que está falando.
Sony Xperia Pro
A Sony usou uma moldura de plástico no modelo Pro em vez do design de metal e vidro do Xperia 1 II. Isso pode ter maior durabilidade, a parte traseira de plástico não vai rachar facilmente, por exemplo. No entanto, isso pode complicar a questão do resfriamento.
Uma placa de metal serve como interface com várias folhas de grafite, absorvendo o calor dos componentes e levando-o para a placa. Isso inclui folhas que ajudam a resfriar as antenas 5G do telefone.
A placa de metal, por sua vez, transfere calor para uma enorme câmara de vapor, que é quase tão alta e larga quanto o telefone. A câmara então despeja todo o calor pela tela. No vídeo abaixo, você pode conferir mais algumas dicas interessantes sobre o design.
Provavelmente, você não vai gastar US $ 2.500 (um pouco mais de R$ 14.000,00) em um telefone para usar o Xperia Pro. Especialmente porque o lançamento muito atrasado significa que o Pro é movido pelo Snapdragon 865 do ano passado. Ou seja, um dispositivo já “ultrapassado”.
Ainda assim, os fabricantes de telefones para jogos provavelmente podem pegar algumas dicas da Sony sobre design de refrigeração. Afinal, ele embala a maior câmara de resfriamento a vapor encontrada em um telefone.
Assim, sua desmontagem pode trazer luz aos fabricantes de dispositivos para jogos, que precisam de um resfriamento mais consistente e eficaz. Não que eles já não tenham técnicas boas para tal finalidade, mas, talvez a ideia de ter uma câmara de resfriamento maior, altere alguns designs.