SparkyLinux 5.9 lançado com as últimas atualizações do Debian 10 "Buster"

SparkyLinux 6.4 acaba de ser lançado
sparky

A comunidade SparkyLinux lançou ontem o sistema operacional SparkyLinux 5.9, baseado nas as últimas atualizações dos repositórios do Debian GNU/Linux 10 “Buster”.

SparkyLinux 5.9 é a nona parcela da série de sistemas operacionais SparkyLinux 5 “Nibiru”, uma versão de lançamento da distribuição baseada em Debian que visa oferecer aos usuários acesso a todos os novos pacotes da última versão do Debian GNU/Linux. O SparkyLinux 5 é baseado no Debian GNU/Linux 10 “Buster”.

Contudo, no SparkyLinux 5.9, os desenvolvedores atualizaram o sistema base dos repositórios de software estável Debian GNU/Linux 10 “Buster” a partir de 4 de outubro de 2019. Ele é alimentado pelo kernel Linux 4.19.67 suportado por longo prazo e inclui várias outras correções de bugs e melhorias para tornar o SparkyLinux 5 “Nibiru” mais confiável.

Esta é uma atualização trimestral da mídia ao vivo/instalação da linha estável, baseada no Debian 10 Buster, segundo o anúncio de ontem. Como sempre, novas imagens iso/img também fornecem pequenas correções de bugs e melhorias. A página do projeto Sparky e os fóruns Sparky ganharam novas skins; não há grandes mudanças nas cores, mas agora elas são muito compatíveis com dispositivos móveis.

Atualize para SparkyLinux 5.9 com as últimas atualizações do Debian

SparkyLinux 5.9 lançado com as últimas atualizações do Debian 10 "Buster"

Então, os usuários existentes do “Nibiru” do SparkyLinux 5 agora podem atualizar suas instalações para o SparkyLinux 5.9 executando os comandos “sudo apt update && sudo apt full-upgrade” em um emulador de terminal. Não é necessário fazer o download das novas imagens ISO, recomendadas apenas para novas implantações do sistema operacional SparkyLinux.

No entanto, o SparkyLinux 5.9 está disponível para download no site oficial em quatro versões para arquiteturas de hardware de 32 bits, 64 bits e ARMhf.

Sem mais delongas, baixe as edições SparkyLinux 5.9 MinimalGUI (Openbox), SparkyLinux 5.9 CLI (com base em texto), SparkyLinux 5.9 Xfce e SparkyLinux 5.9 LXQt.

Por outro lado, a reinstalação do sistema não é necessária; se você possui o Sparky 5.8 instalado, faça a atualização completa do sistema, você poderá utilizar a ferramenta Atualização do Sistema.

sudo apt update

sudo apt full-upgrade

Através deste artigo, viu-se que o SparkyLinux 5.9 foi lançado com as últimas atualizações do Debian 10 “Buster”, com várias melhorias e com melhor desempenho.

Fonte: Softpedia