Spotify planeja novos planos e aumento de preços

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O Spotify está preparando uma reformulação em seus planos e preços. Isso incluirá aumentos de preços em alguns mercados importantes e também haverá um novo plano que não inclui audiolivros.

Novos planos e preços do Spotify

Os preços subirão cerca de US$ 1 (cerca de R$ 5,00) por mês para planos individuais e US$ 2 (cerca de R$ 10,00) por mês para planos familiares e planos duplos no Reino Unido, Austrália, Paquistão e dois outros mercados não identificados, diz o relatório. Nos EUA, o seu maior mercado, um aumento de preços ocorrerá “ainda este ano”, segundo “pessoas familiarizadas com o assunto”.

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O preço mais alto supostamente ajudará a cobrir o custo dos audiolivros, que o Spotify começou a oferecer recentemente. Os assinantes do Spotify recebem até 15 horas de audição de audiolivros por mês. Mas é claro que a empresa precisa pagar aos editores dos audiolivros por todo o tempo de audição que oferece gratuitamente, embora até agora só tenha ganhado dinheiro com audiolivros de ouvintes que excedem o limite mencionado.

Os planos

Aparentemente, o Spotify também apresentará um novo plano que oferecerá apenas músicas e podcasts, sem audiolivros. O preço será igual ao do plano premium individual atual. Os usuários deste próximo nível terão que pagar pelos audiolivros. Então, basicamente, é assim: primeiro, o Spotify adiciona audiolivros ao plano premium existente, depois aumenta seu preço, mas lança um novo plano idêntico sem audiolivros.

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Tudo parece projetado para atrair as pessoas do plano premium para os audiolivros, fazendo com que permaneçam neste plano mesmo quando o preço aumenta, enquanto aqueles que não se importam com os audiolivros precisarão passar por um processo extra de mudar de plano sempre que o um novo é lançado. Mas espere, tem mais. Um plano “supremium” também está chegando, dando acesso a áudio de alta fidelidade, “entre outros recursos” que não são detalhados.

O Spotify tem procurado recentemente diversificar a oferta apenas de música, já que paga às gravadoras e aos artistas cerca de 70% de sua receita. Assim, seu impulso de podcast nasceu há alguns anos e recentemente recebemos audiolivros. Mas isto, ironicamente, alarmou os seus parceiros na indústria musical, que agora temem receber menos dinheiro do Spotify. E a reação deles a esse medo supostamente levou o Spotify a aumentar os preços.

No ano passado, o Spotify aumentou os seus preços pela primeira vez desde a introdução do seu nível premium, e a mudança parece não ter tido qualquer efeito prejudicial, uma vez que a sua base de utilizadores cresceu 113 milhões, o melhor crescimento alguma vez visto.