O SQLite 3.43 foi lançado como a versão mais recente desta popular biblioteca de banco de dados SQL incorporada de código aberto, amplamente usada por inúmeros aplicativos e outros softwares para uma variedade de finalidades de armazenamento de dados. Com o SQLite 3.43 agora há suporte para índices Contentless-Delete FTS5, que é uma variedade do índice de pesquisa de texto completo FTS5 que evita o armazenamento do conteúdo que está sendo indexado enquanto permite a exclusão de registros. Assim, o SQLite 3.43 lançado com desempenho até 2x para processamento JSON.
A documentação explica os índices Contentless-Delete FTS5:
“Uma tabela de exclusão sem conteúdo difere de uma tabela sem conteúdo porque:
- Tabelas de exclusão sem conteúdo suportam instruções DELETE e “INSERT OR REPLACE INTO”.
- Tabelas de exclusão sem conteúdo suportam instruções UPDATE, mas somente se novos valores forem fornecidos para todos os usuários
- Colunas definidas da tabela fts5.
- Tabelas de exclusão sem conteúdo não suportam o comando de exclusão FTS5.”
SQLite 3.43 lançado com desempenho até 2x para processamento JSON
SQLite 3.43 também tem melhorias em seu processamento JSON que, para algumas strings JSON grandes, pode haver uma melhoria de desempenho de até 2x para o processamento de dados JSON.
O SQLite 3.43 também adiciona a função SQL timediff(), a função SQL octet_length(X), melhorias no planejador de consultas e várias outras melhorias.
Downloads e mais detalhes sobre a versão SQLite 3.43 via SQLite.org.