SOS Starlink

Starlink pode levar SOS via satélite gratuito para todos

Imagem de Elon Musk e a logomarca da Starlink

A Apple oferece tecnologia Emergency SOS baseada em satélite por meio de seus iPhones há algum tempo, e os telefones Pixel 9 são os primeiros telefones Android fora da China a oferecer essa capacidade. Agora, parece que a SpaceX pode se destacar nesse aspecto, levando SOS via satélite gratuito para todas as partes do mundo, através da Starlink.

O CEO da SpaceX, Elon Musk, afirmou que os satélites Starlink da empresa fornecerão acesso gratuito a serviços de emergência em smartphones. O bilionário também afirmou que isso se aplicará globalmente, embora sujeito à aprovação de governos nacionais.

A declaração de Musk veio em resposta à notícia de que os satélites Starlink são capazes de fornecer alertas de emergência sem fio para usuários de smartphones. Este desenvolvimento é parte do teste da SpaceX e da T-Mobile de uma rede baseada em satélite.

SpaceX e da T-Mobile anunciaram uma parceria em 2022 que veria os satélites SpaceX usados para melhorar a cobertura celular em smartphones comuns, incluindo recursos de mensagens de texto.

Isso seria um grande negócio se realmente desse certo. No entanto, ainda estamos céticos quanto à disponibilidade global completa em breve. Afinal, o recurso Emergency SOS da Apple está oficialmente disponível em 16 países, enquanto a opção do Google está disponível apenas nos EUA.

A SpaceX certamente tem uma pegada enorme, mas a aprovação regulatória é um desafio significativo. No entanto, a T-Mobile e a SpaceX notaram em seu anúncio inicial que a “vasta maioria” dos smartphones será compatível com essa rede baseada em satélite. Então, você pode não precisar de um novo telefone para acessar serviços de emergência via Starlink.

O Starlink é um projeto de desenvolvimento de constelações de satélites em andamento pela empresa americana SpaceX, (semelhante a Iridium Communications) para desenvolver uma plataforma de satélites de baixo custo e alto desempenho e transceptores terrestres de clientes necessários para implementar um novo sistema de comunicação baseado na internet. Cada satélite Starlink pesa aproximadamente 260kg e possui um design de painel plano que possui múltiplas antenas de alto rendimento e um único painel solar.

Esta grande constelação de satélites artificiais orbitando em órbita terrestre baixa (LEO) formará a espinha dorsal de uma rede global de internet de banda larga. E a empresa planeja lançar mais 17 mil desses satélites. Muitos astrônomos levantaram temores de que eles interfeririam nas observações visuais e até na radioastronomia.

Esperamos que o serviço de emergência chegue a todos e que salve muitas vidas.

Via: Android Authority

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile