A versão beta do cliente Steam será uma delícia para alguns jogadores do Linux, com o cliente Steam finalmente reconhecendo o fator de dimensionamento global da área de trabalho GNOME e KDE para dimensionamento de texto.O cliente Steam Linux agora fará uso do fator de escala global do sistema conforme definido pelo KDE, GNOME e qualquer outro desktop que suporte a interface org.gnome.desktop.interface/text-scaling-factor.
O Steam beta também reintroduziu o mecanismo de fallback da variável GDK_SCALE para calcular o fator de dimensionamento da janela. Além disso, o cliente Steam Linux agora tem uma opção de linha de comando de
-forcedesktopscaling [float] se quiser forçar a substituição de como a interface do usuário do cliente Steam é dimensionada.Indiscutivelmente, está muito atrasado, mas agora é encontrado na versão beta do Steam de hoje para os interessados. Mais detalhes sobre a atualização beta do Steam de hoje via SteamPowered.com.
Desenvolvedores do KDE na Alemanha planejam o Plasma 6.0
O proeminente desenvolvedor do KDE, Nate Graham, compartilhou que os principais desenvolvedores do KDE estão atualmente na Alemanha para um sprint de desenvolvimento presencial do Plasma 6.0.Como o primeiro Plasma sprint presencial desde 2019, os desenvolvedores do KDE estão se reunindo enquanto traçam o caminho para o Plasma 6.0.Entre os focos para este sprint de desenvolvimento estão a estabilização do Plasma 6.0 para que os desenvolvedores possam começar a usá-lo em tempo integral, mudanças de UI/UX que gostariam de fazer para o Plasma 6.0, mudanças de API do KDE Frameworks 6 relevantes para o Plasma, um projeto visão para Kirigami e melhorando sua infraestrutura de teste.Os detalhes foram compartilhados no blog do Nate enquanto na próxima semana devemos ouvir os resultados iniciais desse sprint de desenvolvimento.
Este sprint do KDE Plasma acontecerá de 5 a 10 de maio nos escritórios da TUXEDO Computers em Augsburg, Baviera. A página Wiki do KDE também lista tópicos de discussão como o roteiro do Plasma 6, se o Wayland por padrão é viável para o Plasma 6.0 e outros tópicos.