Steam Deck não acelera desenvolvimento de código para kernel Linux

Steam Deck não acelera desenvolvimento de código para kernel Linux
steam deck

O Steam Deck não acelera desenvolvimento de código para kernel Linux. Em fevereiro de 2022, antes do Valve Steam Deck ser lançado, um Steam Deck Platform Driver foi postado para o kernel Linux. Infelizmente, mais de dois anos depois, este driver ainda não foi upstream no kernel Linux principal e parece que ainda pode levar meses antes de acontecer. Portanto, o Steam Deck não acelera desenvolvimento de código para kernel Linux.

Steam Deck não acelera desenvolvimento de código para kernel Linux

O driver da plataforma Steam Deck para o kernel Linux é usado para o controlador de ventilador CPU/dispositivo, acessando os registradores DDIC, medições de temperatura da bateria, configurações relacionadas à exibição e notificações de eventos USB Type-C.

A Valve tem transportado uma versão downstream deste driver em seu próprio kernel usado pelo SteamOS e é enviado no Steam Deck. Mas, aparentemente, não é uma grande prioridade para agora colocá-lo em andamento.

Steam Deck não acelera desenvolvimento de código para kernel Linux
Steam Deck não acelera desenvolvimento de código para kernel Linux.

Depois de ficar quieto na lista de discussão por mais de um ano, no final de abril um usuário perguntou sobre a situação:

“Eu quero rodar os kernels mainline mais recentes no Steam Deck e me deparei com alguns patches mais recentes seus (e outros) no kernel steamOS da Valve que podem (?) Substitua os deste thread.

Eles parecem ser necessários para o manuseio adequado de entradas, térmicas, etc neste dispositivo. Eu rebaseei e usei-os com sucesso em 6.9-rc5, e estava curioso para saber qual é o status de upstreaming desses (por exemplo, como um V2 aqui)? Seria maravilhoso ter suporte para este dispositivo upstreamed.”

Ao que a resposta do desenvolvedor Andrey Smirnov foi:

“Não há um cronograma específico que eu possa lhe dar. Provavelmente tentarei empurrar uma nova versão do piloto nos próximos meses, mas isso é o mais comprometido possível.”

Andrey Smirnov tem trabalhado para a Valve há vários anos em várias mudanças no kernel do SteamOS e upstreaming. No entanto, parece que ainda levará alguns meses potencialmente até que o driver da plataforma Steam Deck chegue ao kernel principal para melhorar o suporte ao kernel upstream.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile