Uma falha que provocava travamentos do Steam Linux se nenhum driver OpenGL for encontrado foi corrigida. A pequena atualização beta do cliente Steam de quarta-feira deve corrigir uma falha ao iniciar o cliente Steam quando nenhum driver OpenGL for encontrado.
Enquanto a atualização beta do Steam de 28 de fevereiro é pequena de acordo com o log de alterações, a única correção do Linux nesta versão é não travar na inicialização quando nenhum driver OpenGL for encontrado.
É um sinal dos tempos, pois enquanto o OpenGL era tradicionalmente muito comum em desktops Linux, muitos jogos modernos agora suportam a API Vulkan diretamente ou são jogos do Windows rodando via Steam Play e usando DXVK/VKD3D-Proton para rotear chamadas Direct3D através do Vulkan.
Steam Linux corrige falha que provocava travamentos se nenhum driver OpenGL for encontrado
Ainda mais desktops Linux / compositores estão começando a abraçar a API Vulkan diretamente no lugar do OpenGL. Além disso, com mais drivers Vulkan de código aberto surgindo e um foco cada vez menor no OpenGL, está se tornando um momento em 2024+ em que o OpenGL é menos prevalente no desktop Linux, especialmente para jogadores e entusiastas.
Mesmo para aqueles que precisam de suporte à API OpenGL, graças ao Zink OpenGL sobre Vulkan é uma realidade. Com os drivers NVK e Mesa PowerVR Vulkan até mesmo preferindo o Zink agora aos drivers OpenGL nativos para gerações de hardware relevantes, o retorno do OpenGL é ainda menor.
Finalmente estamos começando a atingir um mundo Vulkan-first ou pelo menos um onde OpenGL está ficando em segundo plano no desktop Linux. Então, felizmente, o beta mais recente do cliente Steam corrigiu um cenário de travamento ao não detectar o suporte ao driver OpenGL. Aqui está a esperança de mais ascensão para o domínio Vulkan em 2024 no desktop Linux. Parece difícil de acreditar, mas este mês já marca oito anos desde a apresentação do Vulkan 1.0.