Steam no Linux permanece em torno de 0,9% Marketshare

Steam no Linux permanece em torno de 0,9% Marketshare
Com as novas correções, o GhostBSD agora oferece melhor desempenho para rodar a versão Linux da Steam.

Com todos os investimentos feitos no recurso do Proto, temos observado nos últimos anos uma melhoria contínua no Steam Play. Assim, continua em boa forma para rodar os lançamentos de jogos Windows recentes no Linux com facilidade. Portanto, graças ao trabalho que a Valve tem investido no Proton, DXVK, VKD3D-Proton e infraestrutura gráfica Linux de nível inferior, pelo menos por enquanto a participação de mercado geral está se mantendo em torno de 0,8 ~ 0,9% nos últimos meses. Então, de acordo com os últimos números oficiais, o Steam no Linux permanece em torno de 0,9% Marketshare.

Desde a introdução do Steam Play, onde a participação no mercado de jogos do Linux atingiu seus valores mais baixos, a participação no mercado do Linux tem se mantido estável na faixa de 0,8 a 0,9% nos últimos dois anos ou mais. Concedido com a base geral de usuários do Steam provavelmente ainda crescendo, a contagem absoluta de jogadores do Linux parece pelo menos estar se mantendo proporcionalmente.

O Steam realiza uma pesquisa mensal para descobrir os componentes (hardware) e programas (softwares) mais usados. A participação na pesquisa é voluntária e anônima. Os dados coletados nos ajudam a tomar decisões sobre quais tecnologias devemos investir e produtos oferecer.

Steam no Linux permanece em torno de 0,9% Marketshare

Os números do Steam Survey foram atualizados durante a noite para junho de 2021. No mês passado, mostra um aumento de 0,03% para colocar o market share do Linux em 0,89%, para o macOS em 2,54% e o Windows em 96,57%.

Com não muitas novas portas de jogos Linux de alto perfil saindo, além do lançamento ocasional do Feral ou do recente Metro Exodus para Linux, a maior parte da emoção hoje em dia para os jogos Linux está na frente do Steam Play. O Steam Play com seus componentes de código aberto está fazendo um progresso notável e certamente interessante em termos técnicos. Entretanto, para o jogador médio, oferece pouco incentivo para mudar para o Linux apenas para continuar jogando os mesmos jogos do Windows com aproximadamente o mesmo (ou menos) desempenho. No entanto, será interessante ver o que a Valve finalmente faz no espaço de console/jogos portáteis para qualquer dispositivo baseado em Linux, que por sua vez pode ajudar a impulsionar a adoção do Linux se provar ser um sucesso desta vez.

O que os dados revelam

Em qualquer caso, aqueles que desejam ver os números do Steam Survey de junho podem encontrá-los aqui. Os números do Linux mostram o Ubuntu 20.04.2 LTS ainda como o mais popular, seguido por Manjaro. A Intel tem cerca de 63% de market share de CPU para jogadores de Linux em relação à AMD com 36%.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile