SteamOS 3.4 está disponível para download

SteamOS 3.6 Preview lançado com Linux 6.5, Arch Linux e Mesa 24.1
Valve lança imagem de recuperação do SteamOS para o Steam Deck

Trazendo centenas de melhorias para o modo desktop, juntamente com uma boa dose de correções de bugs em outros lugares, a atualização SteamOS 3.4 para Steam Deck foi lançada e, portanto, está disponível para download. Isso significa que agora você pode verificar se há atualizações no Stable para obtê-lo ou voltar do Preview para o Stable (testado em dois Steam Decks).

Há muitas novidades, incluindo um salto em várias versões do KDE Plasma para o modo de área de trabalho, incluindo 5.245.25 e  5.26. A loja de software Discover no modo desktop viu especialmente uma grande quantidade de melhorias de estabilidade, junto com o redesenho da página do aplicativo e uma exibição responsiva com base no tamanho da janela. Além de todas as outras correções de bugs e melhorias para o Steam Deck como um todo, como o suporte ao novo dongle do controlador sem fio 8BitDo Ultimate, correções de falhas no driver gráfico, correções de gagueira e muito mais.

SteamOS 3.4 está disponível para download.

SteamOS 3.4 está disponível para download. A lista completa de mudanças inclui:

SteamOS rebaseado em um instantâneo mais recente do Arch Linux

  • Esta atualização traz as mais recentes correções de desempenho, segurança e estabilidade para os pacotes subjacentes que são a base do SteamOS
  • Mais notavelmente, isso inclui alterações recentes no KDE Plasma, modo de área de trabalho do Steam Deck. Notas completas sobre essas atualizações podem ser encontradas no site do KDE  aqui,  aqui e  aqui. Vejam alguns dos destaques:
    • Nova visão geral para ver todas as janelas abertas e áreas de trabalho virtuais
    • Atualizações do KRunner, o assistente integrado para pesquisar e executar tarefas
    • Novos gestos da tela sensível ao toque
    • Novos temas e papéis de parede
    • Atualizações de widgets

Em geral

  • Corrigidos problemas com o sono afetando um pequeno número de títulos, onde jogos específicos seriam congelados ou exibiriam um comportamento de falha após acordar
  • Corrigido um problema de desempenho que poderia causar problemas de 100 ms durante o jogo se a luz de fundo adaptável estivesse ativada
  • Corrigida uma falha no driver gráfico ao interagir com o mapa em DEATH STRANDING DIRECTOR’S CUT
  • Corrigido o problema ao abrir gerenciadores de arquivos se a sessão do gamescope tiver sido reiniciada
  • As configurações de clock da GPU fixas às vezes não aderem se definidas manualmente (obrigado ao usuário xperia64 pelo backport do patch do kernel amdgpu)
  • Corrigido um problema com a sondagem excessiva do sensor do controlador do ventilador, causando comportamento esporádico do ventilador e temperaturas de SSD mais altas em algumas unidades NVME
  • Novo firmware para Docking Station
    • Corrige um problema em que os monitores HDMI 2.0 não são detectados durante a ativação ou inicialização

Perfis de desempenho

  • Nova opção para permitir rasgo de tela: ao custo de, às vezes, exibir quadros parciais, permite menor latência média quando o VSync está desabilitado e o limitador de quadros está desligado,
  • Nível 2 do HUD de desempenho alterado para usar um layout horizontal. Ele se encaixa no espaço da caixa de correio para jogos rodando em uma proporção de 16:9.

Armazenar

  • TRIM reativado para a unidade interna, bem como dispositivos de armazenamento externo suportados, melhorando o desempenho de gravação
    • Isso inclui uma solução alternativa para garantir que as operações TRIM sejam seguras para cartões SD que anunciam suporte de descarte, mas não o suportam
    • O Steam irá TRIM periodicamente os dispositivos de armazenamento conforme necessário
    • Novo botão em Configurações Sistema Avançado para executar o ajuste imediatamente
  • Adicionada uma opção de ejeção para unidades removíveis em Configurações Armazenamento
    • Isso desmonta a unidade removível, não a ejeta fisicamente
  • Unidades externas formatadas como ext4 agora são montadas automaticamente e disponíveis para uso no Steam
  • Entrada

    • Kernel desativado DualShock 4 e trackpad DualSense ? emulação de mouse quando o Steam está em execução
    • Tempo alterado de pressionamentos de teclas virtuais para melhorar a compatibilidade do jogo com o teclado na tela
      • Corrige problemas de entrada com aplicativos como Street Fighter V, aplicativo EA
    • Corrigida a alternância do conjunto de ações do Steam Input com base na visibilidade do cursor no modo Jogo
    • Reativado o driver de gamepad do kernel hid-steam integrado quando o Steam não está sendo executado no modo desktop e adicionado suporte rumble a ele
    • Adicionado suporte para o dongle do controlador sem fio 8BitDo Ultimate
    • Corrigida uma falha de USB ao usar certos controladores, como o Hori Fighting Stick

    áudio

    • Corrigido um caso em que o dispositivo de áudio padrão exibia “echo-cancel-sink” e os controles de áudio paravam de funcionar corretamente
    • Corrigido um caso em que alguns aplicativos enviavam áudio para o dispositivo errado
    • Corrigido um bug do driver de áudio que poderia levar a estalos de áudio on-board em algumas situações

    A Valve também não mencionou isso, mas o KDE Connect agora também está incluído para facilitar a sincronização de arquivos.

    Atualização: foi lançado com alguns problemas com cartões SD, pois o ponto de montagem (pasta) mudou, o que quebraria muitos atalhos e coisas não Steam, então eles reverteram isso como uma atualização 3.4.1 muito rápida também. Essa mudança não foi bem comunicada pela Valve, então fico feliz em vê-la revertida imediatamente. Além disso, a versão 3.4.2 foi lançada para corrigir um problema com o áudio HDMI/DisplayPort entrando no modo de suspensão após ficar ocioso em monitores externos.

    Atualização 2 : A Valve também lançou uma atualização do Stable Steam Deck Client com o seguinte:

    Em geral

    • Corrigida a regressão que fazia com que os jogos travassem devido a dependências ausentes

    Entrada de Steam

    • Corrigida a regressão que fazia com que os controladores do Switch não fossem detectados corretamente
    Acesse a versão completa
    Sair da versão mobile