Uma coisa que é um pouco preocupante é quanto espaço de armazenamento a edição inferior do Valve Steam Deck terá sem conectar um cartão microSD, parece que agora temos uma ideia melhor. Graças a uma postagem do desenvolvedor no fórum MetaCouncil, houve fotos compartilhadas nos bastidores, onde a Valve postou changelogs para aqueles com devkits Steam Deck.
Considerando que o Steam Deck de baixo custo tem apenas 64 GB, não é exatamente muito espaço, embora saibamos que os jogos carregam rapidamente de uma placa de expansão, ainda é útil saber com o que você tem que trabalhar. O post mostra que a Valve colocou o SteamOS em uma dieta bastante regular, agora com 10 GB.
SteamOS tem tamanho reduzido para 10GB
10 GB ainda soa muito grande, embora isso signifique que o Steam Deck de baixo custo deva ter cerca de 50 GB. Não muito, é claro, especialmente considerando o tamanho colossal de alguns jogos mais novos, mas com certeza é melhor do que os 24 GB originais. Quando você pensa que o Windows 10 precisa de no mínimo 20 GB e o Windows 11 precisa de 64 GB – este é mais um motivo para as pessoas ficarem com o SteamOS pronto para usar.
Além disso, parece que alguns hardwares do Steam Deck têm uma marca diferente de memória entre a Micron e a Samsung, o que pode ser apenas a diferença entre o hardware original do devkit e as unidades de validação de design mais recentes.
Por outro lado, Valve divulga imagens do case do Steam Deck
Enquanto todas as variantes do Steam Deck virão com seu próprio case, o modelo topo de linha de 512GB incluirá um design ligeiramente diferente e a Valve já o mostrou. Não é muito emocionante e os ajustes são mínimos, mas ainda parece muito elegante.
A válvula diz que o invólucro é funcionalmente idêntico, é apenas uma diferença estética com o logotipo do Steam Deck sendo de uma cor diferente, os puxadores do zíper são diferentes, o tecido interno é diferente e a adição de um pano de limpeza de microfibra mais uma bolsa de cordão separada para o poder cordão.
Melhorias no XWayland para jogos
Uma grande melhoria foi incorporada ao XWayland chamada DRM (Direct Rendering Manager) Leasing, que deve permitir um bom suporte de VR sob o Wayland. Algo que estamos esperando!
Este commit permite que os clientes X11 executando através do Xwayland aluguem conectores não-desktop do Wayland compositor implementando suporte para drm-lease-v1. Para não travar com o Wayland compositor se sua resposta a uma solicitação de aluguel for atrasada, a nova interface em _rrScrPriv introduzida no último commit é usada, o que torna possível bloquear o cliente X11 enquanto uma resposta está pendente. A locação de saídas normais ainda não é suportada, todos os conectores oferecidos para locação serão anunciados como não-desktop.
Via GamingonLinux