Por um longo tempo, os desenvolvedores do kernel Linux discutiram as perspectivas de permitir, opcionalmente, que a linguagem Rust seja usada para novos drivers de dispositivo dentro do kernel Linux e outras áreas dentro do kernel para esta linguagem que se orgulha de segurança e desempenho. Como o primeiro passo em direção a esse sonho, o suporte inicial do Rust apareceu esta semana na árvore Linux-Next. Então, é isso: o suporte para Linguagem de Programação Rust chega ao Linux-Next.
Anunciado no rust-for-linux foi a palavra do suporte inicial do Rust chegando ao Linux-Next. Miguel Ojeda, que esteve envolvido neste esforço, foi rápido em notar no anúncio,
Isso não significa que faremos isso na linha principal, é claro, mas é um bom passo para tornar as coisas o mais suaves possível. Stephen gentilmente concordou em me dar um pouco de margem de manobra nos primeiros dias até a RFC para refazer as coisas conforme necessário, o que é muito apreciado.
Suporte para Linguagem de Programação Rust chega ao Linux-Next
O código mesclado estabelece a base para a construção dos recursos do kernel Rust no futuro. A infraestrutura inicial está em vigor e todo o novo código residindo sob o rust/.
Esse suporte é obviamente condicionado à presença de um compilador Rust (rustc) no sistema. Assim, as arquiteturas atuais focadas são ARM64 e x86_64. Atualmente, o suporte ao kernel precisa de um conjunto de ferramentas Rust noturno recente para a construção.
Nenhum driver de kernel Rust está totalmente preparado ainda. A fusão inicial com Linux-Next inclui um módulo de kernel de exemplo escrito em Rust. Veja o link de mesclagem acima para mais detalhes.
Desde o ano passado
Particularmente durante o ano passado, a excitação em torno da possibilidade de introdução do suporte opcional Rust no kernel esquentou. Há muito o que descobrir sobre permitir o Rust no kernel, mas no verão passado pelo menos Linus Torvalds indicou que ele estaria aberto ao Rust no kernel.
Embora o Rust esteja agora no Linux-Next, ainda não está claro se e quando ele será integrado. Geralmente funciona no Linux-Next até o próximo ciclo, mas às vezes pode permanecer no Linux-Next por mais tempo se ainda for um trabalho em andamento.
O código ainda precisa passar por todas as formalidades de solicitação de pull da janela de mesclagem e não vimos Linus Torvalds fornecer qualquer nova abordagem sobre esses esforços do Rust. Em qualquer caso, o esforço está avançando e será interessante ver se esta infraestrutura inicial do Rust para o kernel do Linux consegue torná-la linha principal para o 5.13 ou outro lançamento do kernel este ano.
Phoronix