Surge um novo contender de código aberto para COBOL

Surge um novo contender de código aberto para COBOL
cobol

O compilador gcobol foi anunciado recentemente. Trata-se de um novo front-end para o GCC e cria executáveis binários nativos. Quem lida com isso deve conhecer outros compiladores FOSS e freeware para o COBOL. No entanto, poucos deles são totalmente de código aberto.

Entre alguns deles que merecem destaque, há o GnuCOBOL, que evoluiu do OpenCOBOL. Vale a pena ler o FAQ do OpenCOBOL: “O OpenCOBOL foi desenvolvido inicialmente por Keisuke Nishida a partir da experiência trabalhando no TinyCOBOL originalmente desenvolvido por Rildo Pragana.”

Não há nada de errado com o GnuCOBOL: ele está maduro, em desenvolvimento ativo e suporta vários padrões e dialetos COBOL – mas como diz o anúncio do gcobol: “Nosso projeto não deve ser confundido com o GnuCOBOL. Esse projeto é um tradutor Cobol: ele compila o Cobol para C e invoca o gcc para produzir código executável.”

Você ainda pode obter o COBOL-IT gratuitamente. Este projeto francês desenvolveu um conjunto de compiladores de código aberto até ser adquirido pelos “guardiões dos negócios COBOL” – ou, alternativamente, um lar de idosos para empresas de software antigas – também conhecido como Micro Focus – em 2017.

Surge um novo contender de código aberto para COBOL

Apesar de agora ter mais de 60 anos, o COBOL está muito vivo, bem e relevante. Os dois últimos padrões foram COBOL-2002, que introduziu a programação orientada a objetos, e COBOL 2014, que, entre outras coisas, adicionou manipulação aritmética de ponto flutuante IEEE-754, sobrecarga de métodos e tabelas de capacidade dinâmica.

No lado comercial das coisas, a IBM introduziu um compilador de 64 bits para AIX e, posteriormente, um x86 nativo. O Visual COBOL da Micro Focus permite que você crie para .NET e a Cloudflare o executará na nuvem.

Surge um novo contender de código aberto para COBOL
Surge um novo contender de código aberto para COBOL

Estes ainda são os primeiros momentos de existência do novo compilador, que até agora viu um homem-ano de trabalho – ou seja, dois programadores estão trabalhando em tempo integral desde outubro do ano passado, embora sua página do Gitlab mostre esse trabalho começou mais cedo.

Até agora, como um conjunto de validação, eles estão trabalhando com os programas de exemplo do livro de 2014  mais conhecido pelo título de Beginning COBOL for Programmers. Portanto, o gcobol compila com sucesso uma centena deles. Se tiver curiosidade, os programas estão no GitHub. Depois disso, os desenvolvedores planejam passar para o conjunto de testes NIST COBOL-85. Então, talvez valha a pena experimentar esta opção.

Via TheRegister