Categorias
Tecnologia

SUSE e openSUSE desenvolvem “Plataforma Linux Adaptável” para próxima edição do SUSE Linux Enterprise

A empresa SUSE com a comunidade openSUSE está embarcando no desenvolvimento da “Adaptable Linux Platform” ou Plataforma Linux Adaptável, em português, cuja sigla será (ALP). A expectativa é de que este se torne o sucessor do SUSE Linux Enterprise 15.

Já se passaram quatro anos desde a chegada do SUSE Linux Enterprise 15. Sendo assim, o SUSE estabelece como objetivo de agora formular um trabalho para seu sucessor que trará grandes mudanças. 

Desde 2018, quando o SLE 15 foi lançado inicialmente, muitas coisas mudaram, incluindo requisitos de usuários e clientes, tecnologias, velocidade de novas versões de aplicativos, idiomas e suas bibliotecas que aparecem. Também a conexão entre Leap e SLE mudou. 

E embora alguns pedaços tenham melhorado, acreditamos firmemente que podemos fazer melhor. O SLE 15 é um ótimo sistema operacional de uso geral, mas os desafios com alguns casos de uso, agora locais de implantação, e o tipo de solicitações de aprimoramento mostram que é hora de um sucessor, observou Stefan Behlert, da SUSE, no anúncio oficial.

SUSE e openSUSE desenvolvem “Plataforma Linux Adaptável” para próxima edição do SUSE Linux Enterprise

SUSE e openSUSE desenvolvem "Plataforma Linux Adaptável" para próxima edição do SUSE Linux Enterprise
SUSE e openSUSE desenvolvem “Plataforma Linux Adaptável” para próxima edição do SUSE Linux Enterprise.


Haverá “mudanças radicais” para a tecnologia e o design com a “Plataforma Linux Adaptável” na qual eles estão trabalhando como seu sistema operacional SUSE corporativo de próxima geração. Quanto ao que todas as mudanças implicam, o SUSE ainda está sendo leve ao falar publicamente sobre suas mudanças planejadas. 

O breve anúncio de agora dá uma ideia do que realmente poderemos esperar da nova versão do sistema:

Em primeiro lugar, o ALP será desenvolvido a céu aberto. Não vamos juntar as peças internamente e depois compartilhar fora, como no passado. Não, estamos criando e compilando no openSUSE Build Service – em um projeto próximo a você :). 

Você consegue ver diretamente para ver o que está acontecendo e participar mais facilmente.Outro ponto importante é que pretendemos dividir o que era mais genérico, tudo está intimamente interligado em duas partes: uma peça menor de habilitação de hardware, uma espécie de “host OS”, e a camada que fornece e suporta aplicações, que serão baseado em contêiner (e VM).

Você pode dizer “Isso é muito genérico, você pode nos contar mais?” – é claro. Nas próximas semanas, mais e mais se cristalizarão e compartilharemos o mais rápido e regularmente possível. Este é apenas um primeiro aviso para informá-lo de que estamos no processo de configurar tudo – do projeto aos canais de feedback, da documentação aos testes.

Os breves detalhes compartilhados até agora para a Plataforma Linux Adaptável como SUSE Enterprise Linux de última geração podem ser encontrados na lista de discussão openSUSE Factory.

Via Phoronix

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile