SUSE Express e Open Build Service foram unificados! Conheça o SUSE StudioExpress!

suse-express-e-open-build-service-foram-unificados-conheca-o-studioexpress

Muitos usuários adoram criar suas distribuições pessoais baseada em alguma outra, e o SUSE Studio pode ajudar nisso de maneira simples e fácil. Com apenas alguns cliques, o usuário pode criar uma remaster ou distribuição baseada no SUSE através do site, neste caso o SUSE Studio.

No entanto, algumas notícias sobre o fim do SUSE Studio rodou o mundo nos últimos tempos. Mas, a verdade é que ele nunca chegou ao fim. Desta forma, hoje você precisa saber que o SUSE Studio e O Studio Express apenas estão na mesma casa.

Assim, SUSE Studio e o Open Build Service estão se fundindo. Além disso, no novo site que está em andamento, é possível importar as imagens criadas e transferir o novo site.

Mas a distribuição criada será o SUSE ou openSUSE?

E a resposta é: Ambos! Na verdade o openSUSE é o SUSE com parte do código que é aberto para comunidade. Assim, você não precisa pagar nada por ele. Desta forma, algumas ferramentas do SUSE são destinadas para empresas, ou seja, para o mundo corporativo e não são tão interessantes para um usuário final. Claro, assim como o openSUSE a base é a do SUSE no mesmo site você também terá essa opção de criar um novo projeto baseado no próprio openSUSE ou usar a base do SUSE.

Voltando ao SUSE Studio, ao gerar a ISO com as suas personalizações, você poderá baixar, compartilhar com seus amigos, e dar o nome que desejar, isso mesmo! Você não vai precisar passar horas em frente de um computador compilando, escrevendo e fazendo umas série de coisas para ter uma ISO. O SUSE Studio veio para facilitar a vida daqueles que gostam de compartilhar código e claro, fomentar e estimular o uso do GNU/Linux nos mais variados ambientes e situações.

Novidades para o novo SUSE Studio Express

Agora com a unificação, notamos que o projeto segue implementando novidades. Além disso, o projeto vai integrar todo o processo de desenvolvimento com as principais ferramentas de desenvolvimento. Desta forma, quem usa GitHub e GitLab vai poder usar todos os recursos em potencial.

Mas, se você quer muito mais informações e o que a equipe do SUSE está trabalhando, confira neste link um blog onde eles contam tudo.

Agora que você já sabe o que é, então chegou a hora de ver de perto tudo o que falei clicando no botão abaixo e divertindo-se. Você também pode gerar um link para quem quiser baixar e ter uma página exclusiva com logs, modificações do jeito que um grande projeto merece.

Alguns tutoriais você pode precisar neste momento, então separamos alguns, veja:

Acesse agora o novo site o SUSE Studio Express e acompanhe todas as mudanças:

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.