A empresa SUSE investe no suporte do kernel Linux para inicializar o Raspberry Pi 5. Embora o Raspberry Pi 5 já tenha estreado em setembro passado, infelizmente o kernel Linux principal ainda não tem suporte para inicializar este popular computador de placa única.
O suporte no Raspberry Pi OS e outras distribuições/kernels downstream é bom. No entanto, o suporte ao kernel principal para os SBCs do Raspberry Pi continua sendo um ponto sensível para este popular computador de placa única ARM.
Os engenheiros da SUSE têm trabalhado na implementação de suporte de inicialização mínima para o Raspberry Pi 5 que, esperançosamente, chegará ao kernel principal.
Com base em um conjunto anterior de patches postados no mês passado para o controlador de cartão SD BCM2712, Andrea della Porta, da SUSE, enviou um conjunto de quatro patches na sexta-feira para fornecer suporte mínimo de inicialização para o Raspberry Pi 5.
SUSE investe no suporte do kernel Linux para inicializar o Raspberry Pi 5
Andrea explicou com a série de patches atualizados:
“Este conjunto de patches adiciona suporte mínimo para o SoC Broadcom BCM2712 e para o controlador SDHCI integrado no Broadcom BCM2712 para tornar possível inicializar (particularmente) um Raspberry Pi 5 a partir do cartão SD e obter um console através do uart. Alterações no arm64/defconfig não são necessárias, pois as opções reais funcionam como estão.
Testado no Tumbleweed substituindo o kernel de estoque por um upstream, seja chainloading uboot+grub+kernel ou inicializando diretamente o kernel a partir do carregador de inicialização de 1º estágio.”
Os novos patches podem ser encontrados na lista de discussão do kernel Linux. Espero que esses patches iniciais de inicialização do Raspberry Pi 5 sejam mantidos em breve e que a Raspberry Pi Foundation eventualmente consiga fazer upstreaming mais ativamente do novo suporte SBC para o kernel principal.