Ao iniciar o SUSECON, o SUSE anunciou o lançamento do SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 4. O que há de mais importante com o SLE 15 SP4 é que o sistema da SUSE já está mudando para usar o driver de modo kernel de GPU de código aberto da NVIDIA que a NVIDIA disponibilizou no mês passado e está sob desenvolvimento ativo e tem um longo caminho pela frente antes mesmo de ser viável para upstream no kernel principal.
O SUSE Linux Enterprise 15 SP4 oferece conformidade com a cadeia de suprimentos do Google SLSA 4, adiciona suporte para AMD Secure Encrypted Virtualization Encrypted State (SEV-ES), passa a usar o driver de kernel de GPU NVIDIA de código aberto e apresenta o Trento como um novo recurso SLES para Aplicativos SAP.
A base do SUSE para usar o driver de kernel da GPU NVIDIA de código aberto é focar no “mundo nativo da nuvem” e “SLE 15 SP4 é a primeira grande distribuição Linux a entregá-lo”. O driver de kernel de GPU aberta NVIDIA já é considerado pronto para produção para GPUs de data center com os componentes de driver de espaço de usuário proprietário R515, enquanto é para GPUs GeForce de consumo, onde ainda não é considerado pronto para produção.
SUSE Linux Enterprise 15 SP4 lançado
Ter o SLES 15 SP4 pronto para suportar AMD SEV-ES também é ótimo, embora infelizmente não tenha acontecido antes. SEV-ES foi introduzido com processadores AMD EPYC 7002 “Rome” anteriores, enquanto já com processadores AMD EPYC 7003 “Milan” desde o ano passado é a mais recente iteração SEV na forma de SEV-SNP “Secure Nested Paging” com benefícios de segurança adicionais.
Finalmente, com o Linux 5.19, há suporte principal para SEV-SNP, enquanto a AMD publicou patches SEV-SNP em uma árvore externa desde o lançamento de Milão em março passado. Esperamos que, no futuro, a AMD esteja melhor preparada com patches SEV oportunos (e outras novas habilitações de recursos) para que possa chegar às distribuições Linux corporativas de maneira mais oportuna.
O SUSECON Digital 2022 está em execução até quinta-feira.
Via Phoronix