A empresa System76 continua apostando forte no open source e em máquinas com Linux. Ela lançou uma nova versão do System76-Scheduler, que nada mais é que um agendador de CPU escrito em Rust projetado para melhorar a capacidade de resposta da área de trabalho em sua distribuição Linux Pop!_OS. Assim, o System76-Scheduler 1.1 acaba de sair para otimizar o agendador de CPU do Linux e ajustar automaticamente as prioridades do processo em nome da capacidade de resposta aprimorada da área de trabalho.
Esse agendador também leva em consideração se está funcionando com alimentação CA ou bateria para laptops para fazer otimizações adicionais. Com a nova versão v1.1, o agendador agora define o modo de preempção do kernel como “completo” no perfil responsivo enquanto usa “voluntário” na energia da bateria.
O agendador atualizado também adiciona novas prioridades padrão para processos comuns em segundo plano e corrige atribuições de prioridade de configurações que estão sendo substituídas por ajustes de prioridade em segundo plano/primeiro plano.
System76 libera o agendador v1.1 para otimizar a responsividade de desktop/laptop Linux
Entre os padrões de processo de “alta prioridade” adicionados estão para Steam e X.Org, enquanto são definidos como “baixa prioridade” processos como os daemons para CUPS, Docker, Bluetooth, Avahi, Fwupd, UPower, UDisks e muito mais. Definir para a “prioridade mais baixa absoluta” agora são tarefas como BOINC e o cliente Folding@HOME.
O System76-Scheduler 1.1 deve estar chegando ao Pop!_OS em breve, enquanto aqueles que desejam construí-lo a partir do código-fonte no Linux podem fazê-lo via GitHub.
Sobre o Recurso
O system76-scheduler é um daemon escrito em Rust com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta do desktop Linux e atender à sua distribuição Pop!_OS.
O System76 Scheduler se descreve como:
Serviço de agendamento que otimiza o agendador de CPU do Linux e atribui automaticamente prioridades de processo para melhorar a capacidade de resposta da área de trabalho.
O agendamento de CPU de baixa latência será ativado automaticamente quando em AC e as latências de agendamento padrão definidas na bateria. Os processos são varridos regularmente e são atribuídas prioridades de processo com base em arquivos de configuração.
Quando combinado com pop-shell, os processos em primeiro plano e seus subprocessos terão prioridade de processo mais alta.Essas mudanças resultam em uma melhoria notável na suavidade e no desempenho de aplicativos e jogos.
A capacidade de resposta aprimorada dos aplicativos é mais perceptível em sistemas mais antigos com hardware de orçamento, enquanto os jogos se beneficiarão de taxas de quadros mais altas e jitter reduzido. Isso ocorre porque os aplicativos e serviços em segundo plano receberão uma porção menor do orçamento restante da CPU após o processo ativo ter passado mais tempo na CPU.
Via Phoronix