Systemd 243 lançado com muitas alterações após fase de testes
Depois de ver os candidatos a lançamento por pouco mais de um mês, o systemd 243 foi finalmente marcado há pouco tempo. Ele era amplamente esperado particularmente devido ao systemd 243 e à sua solução AMD RdRand, embora com as novas atualizações de firmware da placa-mãe trabalhando em torno do problema de inicialização da série Ryzen 3000, tenha sido menos problemático. No entanto, não deixa de ser uma boa notícia ver esse systemd atualizado por aí com sua solução alternativa.
O Systemd 243 também tem muitas outras adições incluindo:
- uma nova ferramenta systemd-network-generator;
- adições resolvectl, suporte para especificar o NUMAPolicy para serviços systemd;
- o PID1 agora escuta eventos de falta de memória do kernel;
- o gerente de serviço agora expõe os recursos de E/S usados pelas unidades systemd;
- suporte MACsec em networkd;
- programas BPF personalizados em cgroups;
- o novo serviço Pstore e outras alterações.
O Systemd 243 é um grande lançamento a tempo de fazer parte da maioria das atualizações de distribuição do Linux em breve.
Esta versão permite programas sem privilégios (isto é, não requerendo setuid nem recursos de arquivo) para enviar solicitações de eco ICMP (ou seja, ping) ativando o sysctl “net.ipv4.ping_group_range” do Linux kernel para toda a faixa do grupo UNIX, ou seja, todos os processos, diz o início do anúncio das mudanças.
No entanto, a lista completa de todas as alterações significativas para o systemd 243 é bem extensa. Assim, ela pode ser encontrada no systemd Git.
Fonte: Phoronix