O primeiro candidato a lançamento do systemd 251 está agora disponível para teste como uma atualização grande e importante para este sistema init Linux e gerenciador de serviços. O novo Systemd 251 apresenta dezenas de mudanças importantes. Entre outras características, o Systemd 251-rc1 chega com a ferramenta experimental systemd-sysupdate.
Alterações incompatíveis com versões anteriores:
- A versão mínima do kernel necessária foi aumentada de 3.13 para 3.15,
e agora assume-se que CLOCK_BOOTTIME sempre existirá. - C11 com extensões GNU (também conhecido como “gnu11”) agora é usado para construir nossos componentes. Os cabeçalhos da API pública ainda estão restritos à ISO C89.
Systemd 251-rc1 chega com a ferramenta experimental systemd-sysupdate. Algumas das principais alterações a serem encontradas com o systemd 251-rc1 incluem:
- Um novo componente “systemd-sysupdate” foi adicionado. Ele automaticamente descobre, baixa, instala atualizações de estilo A/B para a própria instalação do host ou imagens de contêiner/imagens de serviço portáteis. O Systemd-sysupdate é atualmente considerado experimental. Esta ferramenta de atualização do sistema operacional foi trabalhada pelos desenvolvedores do Red Hat/systemd desde o verão passado.
- Como o Linux 5.18, o systemd 251 altera a versão padrão C padrão para C11 com extensões GNU (GNU11), embora seus cabeçalhos de API públicos tenham sido limitados ainda a C89.
- Todos os kernels suportados pelo systemd agora misturarão a saída da instrução RdRand (ou outras extensões ISA aleatórias da CPU) no pool de entropia na inicialização inicial. Isso significa que, mesmo que /dev/urandom não seja inicializado, ele ainda retornará bytes que tinham pelo menos uma qualidade tão alta quanto RdRand. Por sua vez, o systemd não precisa mais invocar o RdRand diretamente. O uso de RdRand pelo systemd no passado foi propenso a bugs.
- Várias melhorias na especificação do carregador de inicialização e várias melhorias na instalação do kernel.
- Um novo conjunto de variáveis de ambiente do monitor de serviço é passado para os manipuladores OnFailure/OnSuccess.
- Unidades que foram mortas por systemd-oomd agora terão um resultado de serviço de oom-kill.
- Habilitar mais configurações de serviço para agora também funcionar com serviços de usuário sem privilégios.
- bustctl agora usa o formato pcapng para saída em vez de pcap.
- Novos arquivos de banco de dados de hardware (HWDB) para dispositivos portáteis e dispositivos de produção A/V.
- Os arquivos systemd-networkd .netdev agora podem ser usados para criar dispositivos WLAN virtuais.
- systemd-resolved agora iniciará mais cedo no processo de inicialização.