Acaba de sair o primeiro candidato a lançamento do systemd 254. Esta atualização do systemd é outro grande lançamento de recursos com novas configurações, novos componentes e muitas adições aos componentes systemd existentes. Além disso, há algumas depreciações e quebras para versões futuras. Entre algumas nvidades, o systemd 254-rc1 substitui scripts SysV e adiciona reinicializações suaves e verificação do systemd-battery.
Antes de chegar aos novos recursos, há algumas depreciações/quebras planejadas para o futuro. O plano para o systemd 255 é remover o suporte para sistemas /usr não mesclados. Isso não deve afetar pelo menos nenhuma distribuição proeminente do Linux, pois aqueles que usam o systemd já mudaram para um layout de sistema merged-usr.
Além disso, os desenvolvedores do systemd planejam remover o suporte cgroup v1 após o final de 2023. Portanto, no futuro, certifique-se de ter compatibilidade com cgroups v2. Systemd também preteriu o suporte para scripts de serviço System-V e será removido em uma versão futura. Todos os softwares futuros devem ter arquivos de unidade systemd nativos, em vez de scripts legados do System V.
systemd 254-rc1 substitui scripts SysV e adiciona reinicializações suaves e verificação do systemd-battery
Passando para os novos recursos e melhorias que vêm para o systemd 254, eles incluem:- Um novo mecanismo de “reinicialização suave” foi adicionado ao gerenciador de serviços do systemd. Uma reinicialização suave é semelhante a uma reinicialização regular, mas afeta apenas o espaço do usuário. Iniciar uma reinicialização suave do systemd desligará todos os serviços em execução e outras unidades e, opcionalmente, alternará para qualquer novo sistema de arquivos raiz e, em seguida, restaurará todos os serviços do espaço do usuário sem reiniciar o kernel.
As configurações de memória de inicialização agora são suportadas;
systemctl list-paths agora é uma opção para mostrar todas as unidades path atualmente ativas;
O PID 1 carregará automaticamente o módulo do kernel virtio_console durante a inicialização antecipada se estiver sendo executado em uma máquina virtual relevante. O módulo virtio-vsock também será carregado de forma semelhante onde for relevante;
O comando systemctl clean pode ser usado para limpar o FDSTORE de um serviço.- Uma nova configuração de serviço “MemoryKSM” para habilitar a mesclagem de mesma página do kernel individualmente para serviços;
systemd-stub agora permite carregar opcionalmente imagens de complemento UEFI PE que podem conter informações adicionais de linha de comando do kernel. O Ukify também foi estendido para permitir a criação de imagens complementares UEFI PE;
O script de instalação do kernel systemd foi reescrito em C;
As unidades de serviço ganharam as opções MemoryPressureWatch= e MemoryPressureThresholdSec= para configurar a lógica de pressão da memória PSI individualmente;
Um novo comando “systemd-battery-check” que é executado durante a fase inicial de inicialização e verifica o nível da bateria do sistema, se disponível. Isso é usado para avisar o usuário, por meio da integração da tela inicial do Plymouth, por exemplo, se o nível da bateria estiver muito baixo e, em seguida, desligar o sistema após um atraso de 10 segundos.
Há muito mais com o systemd 254 também com vários recursos e correções menores. Mais detalhes e para baixar as fontes systemd 254-rc1 via GitHub.