Systemd faz dez anos

Systemd 251-rc1 chega com a ferramenta experimental systemd-sysupdate
systemd

A Systemd teve início em 2010, fornecendo um sistema init melhor e expandiu seu escopo a partir daí. Nesses dez anos, veja algumas das principais histórias do sistema. O Systemd faz dez anos em meio a controvérsias de distribuição anteriores a novos recursos e outros destaques.

O Systemd certamente teve uma corrida louca nos últimos dez anos e agora é usado por quase todas as distribuições Linux disponíveis. Enquanto muitos ainda parecem odiá-lo com paixão, trouxe muitos recursos interessantes e inovações ao ecossistema Linux. Abaixo está uma olhada nas histórias de sistema mais comentado da década.

Uma área notável que, infelizmente, ainda não se concretizou no domínio systemd, são os esforços em torno de uma implementação de IPC no kernel com o KDBUS anterior e agora o BUS1 parece estar parado, mas pelo menos o Dbus-broker oferece algumas melhorias provisórias.

Os 10 anos do systemd

Systemd faz dez anos

Desenvolvedores de kernel Linux estão cheios de erros ridículos no Systemd

Um patch foi enviado para a lista de discussão do kernel do Linux em abril de 2014 que ocultava a exibição da string “debug” na saída /proc/cmdline. Por quê? Para solucionar um erro do systemd. Isso fez com que Linus Torvalds fizesse outro discurso épico.

O Systemd lança sua própria ferramenta de montagem

Em agosto de 2016, o Systemd-mount é a mais nova ferramenta adicionada ao systemd por Lennart Poettering.

Uselessd: uma versão simplificada do Systemd

O boicote ao systemd levou à criação, em setembro de 2014, do uselessd, um novo daemon de inicialização baseado no systemd que tenta eliminar os recursos “desnecessários”.

Debian para mudar para o Systemd ou para iniciantes

Os desenvolvedores do Debian estiveram em uma discussão muito polarizada, em outubro de 2013, sobre a substituição do sistema SysVinit padrão por um sistema init mais moderno; ou seja, os desenvolvedores do Debian estavam avaliando se deveriam usar o systemd ou o Upstart.

O Systemd 217 apresentará seu novo daemon de console “consolado” do usuário

Em outubro de 2014, o systemd estava trabalhando para criar uma nova solução de VT no espaço do usuário que poderia eventualmente ter sucesso com o suporte de VT do kernel Linux. Com a próxima versão do systemd 217, o terminal está presente.

BUS1: Um novo barramento IPC do kernel Linux sendo desenvolvido por desenvolvedores do Systemd

Em dezembro de 2015, os desenvolvedores do systemd estavam trabalhando em uma nova implementação de barramento de kernel chamada BUS1.

Debian ainda está debatendo o sistema x o sistema inicial iniciante

Em dezembro de 2013, o comitê técnico do Debian ainda não havia decidido qual seria o sistema init padrão para o lançamento da versão 8.0 “Jessie”, mas ainda foi um debate acalorado, já que alguns membros do comitê estavam começando a publicamente expressar suas opiniões.

Novas chamadas de grupo para o boicote ao sistemad

Em setembro de 2014, foi estabelecido um novo projeto que tenta boicotar o systemd e as distribuições Linux utilizando o systemd.

Ubuntu para abandonar o iniciante, mudar para Systemd

Em fevereiro de 2014, Mark Shuttleworth anunciou que o Ubuntu Linux abandonará o sistema init Upstart e migrará para o systemd.

Systemd-homed: Systemd agora trabalhando para melhorar o manuseio do diretório pessoal

Em setembro deste ano, em Berlim houve a conferência anual All Systems Go focada no systemd e outros componentes do espaço do usuário. O desenvolvedor líder do Systemd, Lennart Poettering, apresentou no systemd-homed como um novo componente do systemd, focado em melhorar o manuseio do diretório inicial.

Um tempo de inicialização de dois segundos Com systemd

Voltando no tempo, em maio de 2012, Lennart Poettering escreveu um guia para otimizar o systemd na medida em que um tempo de inicialização de dois segundos ou menos para este projeto popular de software livre.

Um novo daemon sem fio está em desenvolvimento para substituir potencialmente o wpa_supplicant

Em setembro de 2016, além da apresentação do BUS1, também emocionante da conferência systemd.conf foi um passo a passo completo de um novo daemon sem fio para Linux que está sendo desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel.

Os desenvolvedores do Systemd NÃO Bifurcaram o Kernel Linux 

Em março de 2015, Vários leitores comentaram nos fóruns e em outros lugares que os desenvolvedores do systemd bifurcaram o kernel Linux. Este não é o caso.

Systemd é o futuro do Debian

Em fevereiro de 2014, o systemd estava venceu a batalha do sistema init do Debian, mas agora é oficial: o systemd prevaleceu sobre o Upstart no Debian.

systemd movimentou um milhão de linhas de código Em 2017, 

Systemd teve um 2017 movimentado e sua base de códigos agora é de mais de um milhão de linhas.

KDBUS e Systemd agora produzem um sistema de trabalho

Já no finalzinho de 2013, os desenvolvedores de código aberto conseguiram um agradável presente de Natal para os usuários do Fedora por terem um sistema funcional usando a implementação DBus do kernel do Linux em desenvolvimento (KDBUS) combinada com o código systemd mais recente um sistema de inicialização.

A NSA está olhando para o KDBUS da Systemd

Em julho de 2015, um analista de segurança da NSA esteja estudando o código do KDBUS, o mecanismo IPC no kernel suportado pelo sistema que está planejando integração no Linux 4.3.

Carregador de inicialização UEFI Gummiboot para ser adicionado ao Systemd

Também em 2015, questionaram se um novo recurso que está sendo trabalhado no systemd. Um carregador de boot, é claro! Foi revelado que os desenvolvedores do systemd estão procurando integrar o Gummiboot no systemd.

A Systemd obtém encaminhamento de IP, mascaramento de IP e controles básicos de firewall

O projeto systemd teve início rápido em 2015, já com mais de 200 confirmações (concedido, em 2014, o desenvolvimento da Systemd disparou com quase 5.000 confirmações). Com o trabalho  lançado, o componente de rede para o systemd foi aprimorado com novos recursos.

Uma grande empresa de música agora apoia o Systemd no Debian

Em janeiro de 2014, o suporte mais recente para systemd no Debian vem de uma empresa de streaming de música que é um dos principais usuários do Debian GNU/Linux.

Fonte: Phoronix

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile