O sistema operacional anônimo Tails tem uma nova versão 4.10 que também foi lançado com Tor e Tor Browser atualizados e o Kernel Linux 5.7.10. O anúncio é da equipe de desenvolvimento do Tails. O sistema voltado à navegação anônima tem como base o Debian.
O Tails 4.10 continua o ciclo de lançamento mensal da série Tails 4.x, adicionando vários componentes atualizados e uma série de correções de bugs para melhorar a estabilidade geral, confiabilidade e compatibilidade da distribuição.
O Tails 4.10 tem como base os repositórios estáveis de software Debian GNU/Linux 10.5 “Buster”. Além disso, vem com o navegador Tor Browser 9.5.4 e software cliente/servidor de código aberto Tor 0.4.3.6 para permitir comunicação anônima.
Ele também tem o mais recente cliente Bitcoin Electrum 4.0.2 e um kernel atualizado, o Linux 5.7.10. Assim, deve melhorar o suporte para hardware mais novo para permitir que Tails rode em mais computadores.
O Tails 4.10 também melhora o suporte para adaptadores USB Wi-Fi com hardware Atheros AR9271, remove a mensagem de boas-vindas e a seleção de protocolo quebrado do cliente de e-mail Mozilla Thunderbird e habilita o tethering USB de dispositivos iPhone.
Tails 4.10 lançado com Tor e Tor Browser atualizados e Linux 5.7.10
Entre outras mudanças, esta versão melhora a robustez dos anúncios:
- “O software adicional do dpkg percebe quando a persistência é bloqueada durante a instalação de um pacote”;
- e “Use discos GNOME para desbloquear uma unidade USB que tem um volume VeraCrypt básico com um arquivo de chave”;
- bem como a clonagem de um repositório Git para o conjunto de testes.
Se você estiver usando o Tails 4.9 em seu PC, você pode atualizá-lo para o Tails 4.10 agora mesmo executando o comando
Para novas implantações ou para usar o Tails live, diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial ou use o link abaixo.
O próximo lançamento, Tails 4.11, deve chegar no próximo mês, em 22 de setembro.