Tails 5.0 Anonymous OS lançado oficialmente

Tails 5.9 vem com Linux Kernel 6.0 para melhorar o suporte a GPU
tails

Os desenvolvedores do Tails anunciaram o lançamento e a disponibilidade do Tails 5.0 que foi todo construído com base no Debian Linux 11 “Bullseye”. Portanto, esta é a mais nova versão principal desta distribuição para navegação anônima na Internet.

Já se passaram mais de dois anos e meio desde o lançamento da série Tails 4.x, que foi baseada na série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 10 “Buster”. Sendo assim, o Tails 5.0 está aqui para fornecer aos usuários uma atualização importante e necessária.

Isso significa que vários componentes principais e aplicativos padrão foram transferidos para versões mais recentes dos repositórios Debian GNU/Linux 11. Neste contexto, estão incluídos o ambiente de desktop GNOME, da versão 3.30 a 3.38. Agora, ele vem com a visão geral de atividades para acessar janelas e aplicativos.

Outras atualizações importantes de aplicativos incluem:

Tails 5.0 Anonymous OS lançado oficialmente.
  • o pacote de escritório LibreOffice 7.0 da versão 6.1;
  • visualizador de imagens GIMP 2.10.22 da versão 2.10.8;
  • editor Inkscape 1.0 SVG da versão 0.92;
  • editor de áudio Audacity 2.4.2 da versão 2.2.2;
  • bem como MAT 0.12 ferramenta de remoção de metadados da versão 0.8.

Um novo pacote foi adicionado ao Tails 5.0 para facilitar a criptografia de texto e arquivos, o Kleopatra, que é um gerenciador de certificados e interface gráfica de usuário para o popular GnuPG, implementação completa e gratuita do protocolo OpenPGP.

O Applet OpenPGP não foi mais desenvolvido ativamente e foi complicado para nós mantermos no Tails. O utilitário Password and Keys também foi mal mantido e os usuários do Tails sofreram com muitos de seus problemas até agora. O Kleopatra fornece recursos equivalentes em uma única ferramenta e é desenvolvido de forma mais ativa, explicaram os desenvolvedores.

Tails 5.0 Anonymous OS lançado oficialmente

Outras mudanças dignas de nota da versão Tails 5.0 incluem a ativação do recurso de Software Adicional do Armazenamento Persistente por padrão para tornar mais fácil e rápido para os usuários configurarem pacotes de software adicionais, o navegador anônimo Tor Browser 11.0.11 mais recente, suporte aprimorado para Volumes criptografados VeraCrypt, bem como suporte para impressão e digitalização sem driver.

Para obter mais detalhes e uma lista de problemas conhecidos, visite a página de anúncio de lançamento, de onde você também pode baixar o Tails 5.0 como uma imagem ISO para execução em uma máquina virtual ou uma imagem USB para gravar a distribuição em uma unidade flash USB. O próximo lançamento, Tails 5.1, está programado para o final do mês, em 31 de maio de 2022.

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile